Dentre as maiores riquezas do Brasil estão, sem dúvida, suas várias formas de expressão cultural.  A diversidade cultural do País é um grande ativo a ser empregado em prol do seu desenvolvimento socioeconômico sustentável.

BNDES Cultura: Apoio ao Setor AudiovisualA economia da cultura é um setor estratégico e dinâmico, tanto pelo ponto de vista econômico como sob o aspecto social. Suas diversas atividades geram trabalho, emprego, renda e são capazes de propiciar oportunidades de inclusão social, em particular para jovens e minorias, devido à sua característica intrínseca de atuar com a diversidade.

 

Baseados em criatividade, ideias, conceitos e valores geradores de propriedade intelectual, os bens e serviços culturais são ativos intangíveis que integram a chamada “ecoBNDES Cultura: Apoio ao Restauro do Patrimônio Brasileironomia do conhecimento”, base de sustentação das economias nacionais.

A missão do BNDES, portanto, é a de estimular e contribuir para o desenvolvimento das empresas criativas e dos agentes criadores, ampliar e dar mais eficiência ao mercado de bens e serviços culturais, com sustentabilidade econômica e ganhos sociais.

BNDES Cultura: Apoio a Projetos Culturais

Para tanto, o BNDES oferece ao setor cultural um diversificado conjunto de instrumentos de apoio, com financiamento e recursos não reembolsáveis.
 
Além de investir em projetos e empreendimentos do setor cultural, o BNDES valoriza a cultura brasileira oferecendo uma programação de exposições e espetáculos gratuitos e abertos à população em sua sede, no Rio de Janeiro. O Espaço BNDES aproxima o público de manifestações artísticas que expressam a cultura nacional, com exposições realizadas na Galeria BNDES e com eventos como o já tradicional Quintas no BNDES, que, em 2009, completou 25 anos de existência. 

 BNDES Procult

O Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura (BNDES Procult) financia projetos de investimentos e planos de negócio das empresas atuantes nas cadeias produtivas da economia da cultura, como audiovisual, editorial, música, jogos eletrônicos e artes visuais e performáticas.

No segmento audiovisual, as empresas podem ainda contar com recursos não reembolsáveis de forma complementar ao financiamento em casos específicos.

Saiba mais sobre o BNDES Procult.

Apoio ao cinema

Desde 1995, o BNDES realiza a Seleção Pública de Projetos Cinematográficos para apoiar a produção de filmes com recursos passíveis de incentivos fiscais previstos na Lei do Audiovisual (Lei 8.685/93).

Mas o Banco também oferece financiamento a toda a cadeia produtiva do cinema, da produção das obras à construção e digitalização de salas de exibição. Conheça os instrumentos de apoio do BNDES ao cinema nacional.

Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 

O BNDES apoia com recursos não reembolsáveis projetos de revitalização do patrimônio histórico, arquitetônico e arqueológico brasileiro. Isto inclui, por exemplo, centros históricos, sítios arqueológicos, igrejas, fortes, museus, teatros, bibliotecas, arquivos e centros culturais.

São priorizados projetos que abram oportunidades para o desenvolvimento local, dinamizando a área de entorno do patrimônio público, com benefícios efetivos à população.

Saiba mais sobre o apoio ao Patrimônio Cultural.

Preservação de acervos

O BNDES também oferece apoio não reemolsável à preservação e a segurança de acervos, contribuindo para a dinamização de museus, arquivos e bibliotecas. Podem ser apoiados projetos que contemplem uma ou mais das seguintes ações: catalogação, gerenciamento ambiental, instalação de sistemas de segurança, higienização e acondicionamento, melhoria de infraestrutura, restauração e visitação.

Conheça o apoio à preservação de acervos

Patrocínio a eventos culturais e publicações

Modalidade de apoio financeiro, com recursos não reembolsáveis, destinado a acontecimentos de curta duração que contribuam para a difusão cultural no Brasil, ou a publicações não periódicas que tratem de temas prioritários para o BNDES. Saiba como solicitar o patrocínio.