|
Micro, Pequena e Média
Empresa e Pessoa Física Grande
Empresa Administração
Pública Instituição Financeira
Credenciada
Onde Estou?
Página inicial
>>
Áreas de Atuação
>>
Cultura
>>
Patrimônio Histórico e Arqueológico
Patrimônio Histórico e Arqueológico
O BNDES tem orgulho de ser o maior patrocinador de ações de preservação do patrimônio histórico e arqueológico brasileiro, e deseja incluir ações voltadas para a recuperação e preservação do patrimônio natural e geológico nacional, e sua fruição pela sociedade. Nos últimos 13 anos, o Banco investiu R$ 155 milhões em projetos que revitalizaram cerca de 160 monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -IPHAN em todo o país, entre museus, igrejas, casas, fortes, teatros, universidades e centros históricos. Acrescidos os recursos aprovados para a recuperação e preservação de acervos, esse valor chega a R$ 179 milhões. A ação do BNDES busca associar a preservação do patrimônio histórico e o desenvolvimento local, motivo pelo qual a abrangência dos projetos pode contemplar o entorno urbano do patrimônio público. São priorizados projetos relacionados a programas de revitalização (urbana, turística, econômica etc.) que abram novas oportunidades às cidades históricas brasileiras e resultem em benefícios efetivos à população. O BNDES entende que é preciso restituir aos monumentos sua função social e reintegrá-los na vida cotidiana das cidades para que sua revitalização seja permanente. Por isso, os projetos devem apresentar planos de uso público e de sustentabilidade consistentes, que garantam suas atividades e sua manutenção.
Confira o regulamento da seleção dos projetos.
Para encaminhar seu projeto, consulte o Roteiro de Informações para Consulta Prévia.
31/08/2010
BNDES patrocina mostra internacional de música no Nordeste O BNDES patrocina a sétima edição da Mostra Internacional de Música em Olinda, a MIMO 2010. Esta é a quarta vez consecutiva que o BNDES patrocina a mostra. O festival acontecerá nas cidades de Olinda (PE), Recife (PE), e João Pessoa (PB), entre 1º e 7 de setembro, e apresentará mais de 30 concertos de música instrumental, erudita e popular.
30/08/2010
BNDES faz chamada pública para realizar estudos sobre setor portuário O BNDES abriu nesta segunda-feira, 30, chamada pública para a realização de estudo técnico especializado sobre o setor portuário brasileiro. O objetivo do estudo é analisar e avaliar a organização institucional e a eficiência da gestão dos portos.
|