Conheça o Mais BNDES, a ferramenta que vai ajudar você a encontrar o financiamento mais adequado ao seu negócio.

O desenvolvimento de um setor exportador mais dinâmico e integrado ao mercado mundial e o aumento da competitividade da produção econômica em escala global atendem ao objetivo do BNDES de fortalecer o mercado interno, pois funcionam como poderosos instrumentos para a elevação da produtividade e eficiência das empresas brasileiras.
 
Principal braço financiador do Governo Federal, o BNDES tem incentivado a área de comércio exterior e a internacionalização de empresas com custos e prazos diferenciados.
Entre as ações implementadas, destacam-se o aumento da competitividade internacional da produção brasileira de bens e serviços de maior valor agregado e o crescente estímulo à ação de empresas brasileiras na América do Sul, ampliando laços comerciais estratégicos.  

IMPORTANTE
O programa BNDES PSI - Exportação Pré-embarque, durante seu período de vigência, oferece condições financeiras mais favoráveis para a produção de bens de capital destinados à exportação, na fase pré-embarque. Veja as condições válidas na página do programa.

Mecanismos de Apoio

O BNDES realiza financiamento de longo prazo, subscrição de valores mobiliários e prestação de garantia, atuando por meio de Produtos e Fundos, conforme a modalidade e a característica da operação. Os três mecanismos de apoio (financiamento, valores mobiliários e garantias) podem ser combinados numa mesma operação financeira, a critério do BNDES.

Também são oferecidos Programas de Financiamento que podem se vincular a mais de um produto e visam a atender a demandas específicas, apresentando prazo de vigência e dotação previamente estabelecidos.

Conheça abaixo os principais mecanismos de apoio do Banco à Exportação e Inserção Internacional.

Produtos

Alguns Produtos do BNDES se dividem em linhas de financiamento, com finalidades e condições financeiras específicas. A critério do Banco, um projeto de investimento pode se beneficiar de uma combinação de linhas de financiamento, de um mesmo ou de diferentes Produtos, de acordo com o segmento, a finalidade do empreendimento e os itens a serem apoiados.

Veja os Produtos que podem ser usados no apoio à Exportação e Inserção Internacional:

  • BNDES Exim
    Financiamento à  produção de bens e de serviços brasileiros destinados à exportação e à comercialização destes itens no exterior.
  • BNDES Finem
    Financiamento, de valor superior a R$ 20 milhões, a projetos de implantação, expansão e modernização de empreendimentos. A atuação do BNDES, no âmbito do Finem, para apoio à inserção internacional é realizada através das seguintes linhas de financiamento:
  • BNDES Automático
    Financiamento de até R$ 20 milhões a projetos de implantação, expansão e modernização de empreendimentos.

Programas 

Atualmente, estão em vigor os seguintes programas direcionados à exportação de bens e serviços e/ou à internacionalização de empresas:

Veja também

Notícias: