O BNDES entende que no estágio atual da economia brasileira é fundamental o fortalecimento e o aumento do número de empresas com papéis negociados no mercado de capitais.

O Banco opera como subscritor de valores mobiliários - papéis como ações e debêntures de empresas de capital aberto ou que, no médio prazo, possam ingressar no mercado de capitais - incluídas aí, operações de internacionalização, de reestruturação de empresas competitivas, fusões e incorporações.

Nesse contexto, são prioritárias as pequenas e médias empresas inovadoras que podem receber participação direta ou via fundos de investimentos fechados, os quais, por sua ação regional ou setorial, oferecem maior capilaridade de atuação, e possibilitam, inclusive, a alavancagem de recursos privados para o capital dessas empresas. 

Objetivos

A atuação do BNDES no mercado de capitais objetiva:
  • Fortalecer o mercado de capitais por meio de operações no Novo MercadoLink para um novo site e no Bovespa MaisLink para um novo site.
    • difundir o conceito e incentivar a governança corporativa pelas empresas; 
    • ampliar a demanda e a liquidez em valores mobiliários; 
    • contribuir para a democratização e o fortalecimento da estrutura de capital das empresas.
  • Desenvolver produtos que tornem o mercado de capitais mais atrativo e seguro para o pequeno investidor; 
  • Desenvolver a indústria de fundos fechados; 
  • Apoiar as pequenas e médias empresas inovadoras.  

Para tanto, o Banco atua permanentemente:

  1. No desenvolvimento de ferramental técnico, utilizando elementos de análise de investimento inovadores, mecanismos específicos para cada valor mobiliário, modelos jurídicos específicos e mecanismos variados de desinvestimento.
  2. Na elaboração de programas de atuação indireta, através da participação minoritária em fundos fechados administrados por terceiros - empresas emergentes, private equity, de governança/liquidez - que desempenham a importante tarefa de ampliar e dar capilaridade à atuação.
  3. Na difusão de práticas da governança corporativa nas empresas em que participa, de forma a dar maior transparência e respeito aos acionistas minoritários, em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). 

Ações do BNDES no Mercado de Capitais

Produtos

Programa

Veja mais

Avisos:
Prospectos de ofertas públicas de títulos:
Links externos:

Notícias