Como financiar a aquisição de uma solução tecnológica

No esquema a seguir você encontra um resumo das principais etapas que envolvem o processo de comercialização de uma solução tecnológica.

Soluções Tecnológicas - Fluxo
 

  1. O fornecedor solicita o credenciamento de sua solução tecnológica no Portal do BNDES Soluções Tecnológicas. Caso o pedido seja aprovado, a solução credenciada é disponibilizada no Portal.
  2. O comprador acessa o Portal e procura a solução tecnológica adequada ao seu negócio na Busca de Soluções. Na página de resultado da busca, ao clicar na solução de seu interesse, ele encontrará as informações gerais da solução, além dos dados de contato do fornecedor.
  3. O comprador deve entrar em contato com o fornecedor da solução tecnológica, para iniciar as negociações e esclarecer informações acerca da solução que deseja adquirir.
  4. Após fechar o negócio e ter em mãos os valores, cronograma e demais condições de fornecimento, o comprador deve procurar uma instituição financeira credenciada ao BNDES e solicitar o financiamento para aquisição da solução. A instituição credenciada será a ponte entre ele e o BNDES, realizando a análise de crédito e verificando se o pedido está de acordo com os normativos do BNDES. Caso aprovado o pedido, a operação de financiamento poderá ser contratada pelo comprador.
  5. Uma vez contratada a operação, o BNDES libera os recursos para a instituição financeira.
  6. A instituição financeira libera os recursos diretamente na conta do fornecedor da solução tecnológica, podendo este começar o fornecimento da solução.

O que pode ser financiado

Uma solução tecnológica depende da soma de diversos itens, como mão de obra especializada, testes, insumos e custos com licenciamento, por exemplo. O BNDES Soluções Tecnológicas financiará uma série destes itens que, combinados na forma de um projeto de fornecimento, darão origem à solução tecnológica.

Veja, detalhadamente, o que pode ser financiado.

Condições financeiras

Taxa de juros

Taxa de juros = Custo financeiro + Remuneração do BNDES + Remuneração da instituição financeira credenciada 

Descrição da tabela
MPME (faturamento até R$300 milhões/ano)
Custo financeiro Remuneração do BNDES
Remuneração da Instituição Financeira
TJLP 2,1%     Negociada entre o cliente e instituição financeira credenciada
Descrição da tabela
Grande empresa e Administração Pública direta (faturamento acima de R$300 milhões/ano)
Custo financeiro Remuneração do BNDES
Remuneração da Instituição Financeira
TJLP 2,1% Negociada entre o cliente e instituição financeira credenciada

Participação máxima do BNDES

  • Para MPMEs: até 80% do valor do investimento.
  • Empresas de maior porte e administração pública: até 70% do valor do investimento. A  participação pode ser aumentada para 80%, mas, neste caso, a parcela adicional de crédito terá custo em Cesta ou Selic.

Prazo

O prazo do financiamento é de até 10 anos, com carência máxima de 2 anos.

Garantias

As garantias são negociadas entre a instituição financeira credenciada e o cliente.

Micro, pequenas e médias empresas podem complementar suas garantias usando o Fundo Garantidor para Investimentos (BNDES FGI).

Consulte as condições e as instituições financeiras habilitadas a operar o BNDES FGI.

Para obter mais informações sobre o pedido de financiamento, favor consultar a Seção “Perguntas Frequentes”, na parte específica que trata do tema.

Simule seu financiamento

 

 

 

  BUSCA DE SOLUÇÕES