RELATÓRIO ANUAL 2014

Mensagem do ministério

O resultado do BNDES em 2014 reafirma sua importância histórica como um pilar do desenvolvimento econômico e social do país. A prática do Banco foi norteada pelo princípio indelével do Governo Federal de promover o desenvolvimento com inclusão social, respeito ao meio ambiente e redução das desigualdades regionais.

O Banco ampliou a colaboração no segmento de infraestrutura financiando rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e energia. Como novidade está o apoio recorde à produção de energia limpa e sustentável, especialmente na instalação do parque eólico nacional. Também, aprimorou seus instrumentos e a modelagem voltada para o financiamento das concessões públicas e das parcerias público-privadas.

O BNDES Finame garantiu ao segmento industrial uma combinação entre colaboração financeira e produção nacional. Mais do que financiar máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional, mostrou-se como um eficiente instrumento de política industrial, contribuindo para a consolidação de setores econômicos relevantes, especificamente a indústria de bens de capital e automotiva.

O compromisso do BNDES com a democratização do crédito está consubstanciado no Cartão BNDES, irmão mais novo do BNDES Finame. Com desembolsos acima de R$ 11 bilhões, encerrou o ano com cerca de 800 mil operações de crédito realizadas. Nessa linha, chama a atenção o desenvolvimento do Fundo Garantidor para Investimentos que, ao mitigar o risco para os agentes financeiros repassadores do BNDES, aprofunda a política de se aproximar das empresas de micro e pequeno porte.

As iniciativas voltadas para o apoio à inovação também foram objeto de atenção especial do Banco. Ao intensificar a participação nesse campo, contribuiu para a modernização e competitividade das empresas nacionais. O mesmo se pode afirmar do apoio financeiro à exportação de bens e serviços nacionais e à internacionalização de empresas brasileiras.

O BNDES continua a ser uma das poucas fontes de financiamento de longo prazo, com taxas de juros adequadas e competitivas, para importantes segmentos da economia brasileira. A atuação anticíclica do Banco concorreu para mitigar os efeitos da crise internacional na economia brasileira. Em sua ausência, indubitavelmente, muitas empresas e ramos econômicos não teriam obtido recursos para a realização de seus investimentos.

Tudo isso reafirma o BNDES como um dos patrimônios mais importantes do povo e da sociedade brasileira. Ao cumprir sua missão histórica, o BNDES constrói o futuro do país.

Parabéns a todos que participam e contribuem com esta instituição.

Mauro Borges

Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)