O projeto Perspectivas da Indústria Financeira Brasileira e o Papel dos Bancos Públicos (PIF) teve como objetivos:

  • analisar as transformações recentes no sistema financeiro brasileiro, nos mercados de crédito e de capitais, e no padrão de financiamento das empresas não-financeiras; e
  • delinear proposições sobre ações de política financeira voltadas para o aprofundamento do mercado privado de financiamento de longo prazo às empresas, bem como sobre o papel futuro dos bancos públicos.

O trabalho de investigação envolveu quase 30 pesquisadores de diversas universidades brasileiras, e se centrou em duas tarefas principais. Em primeiro lugar, na descrição e avaliação da operação do sistema financeiro brasileiro, a partir do conhecimento da oferta e demanda por recursos, das instituições nele operantes, das suas regras de operação e da importância de cada mercado específico e de seus canais de interação com outros segmentos deste sistema. Em segundo lugar, na investigação do modo de inserção e da intensidade de participação dos bancos públicos nesses segmentos e suas perspectivas para o médio e longo prazo. 

Resultados da pesquisa

Para sua execução, a pesquisa foi dividida em quatro subprojetos:

  1. o mercado de crédito bancário brasileiro;
  2. padrões de financiamento das empresas não-financeiras no Brasil;
  3. mercado de ações; e
  4. mercado de títulos.

O Seminário Final do Projeto PIF ocorreu em 16 de abril, no Instituto de Economia da Unicamp, concluindo assim o trabalho de mais de um ano de pesquisa.

A UNICAMP disponibilizou os relatórios no site do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica de seu Instituto de EconomiaLink para um novo site.

Relatório Síntese (PDF - 552 kB)
Mercado de Crédito Bancário Brasileiro
Padrões de Financiamento das Empresas não-financeiras no Brasil

Relatório Final (PDF - 1,4 MB)

Mercado de Ações

Relatório Final (PDF - 1,6 MB)

Mercado de Títulos

Relatório Final (PDF - 962 kB)