Atenção: O BNDES não credencia nem indica quaisquer consultores, pessoas físicas ou jurídicas, como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações com o próprio Banco ou com as instituições financeiras credenciadas a repassar seus recursos.


Além dos produtos e de suas linhas de financiamento, o BNDES oferece também programas de financiamento e fundos como instrumentos de apoio financeiro.

Programas

Os programas são voltados para um determinado segmento de atividade econômica ou finalidade. Possuem condições financeiras próprias e têm caráter transitório, com dotação orçamentária e prazo de vigência pré-definidos.

 

Fundos

O BNDES também atua através de fundos, que podem ter as seguintes finalidades destacadas:

Garantia

Oferta de garantia para a viabilização de operações de financiamento.

Fundos de recursos não reembolsáveis

Selecionam projetos para apoio com recursos que não precisam ser reembolsados ao BNDES pelo beneficiário.

  • Fundo Social – apoia projetos de caráter social nas áreas de geração de emprego e renda, serviços urbanos, saúde, educação e desportos, justiça, meio ambiente e outras vinculadas ao desenvolvimento regional e social.
  • FUNTEC – voltado a projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação executados por Instituição Tecnológica (IT), que sejam selecionados de acordo com os focos de atuação divulgados anualmente pelo BNDES.
  • Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP) – apoia a realização de estudos técnicos ou pesquisas que estejam relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e da América Latina e que possam orientar a formulação de políticas públicas.
  • Fundo Amazônia – apoia ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no bioma amazônico. Os recursos são provenientes de doadores externos.
  • FUNTELL – Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações: na modalidade não reembolsável, apoia projetos cooperativos entre universidades ou instituições de pesquisa e empresas.

Fundos de investimentos

O BNDES seleciona periodicamente, através de chamadas públicas, gestores para fundos de investimento com foco em regiões, setores ou porte de empresa específicos que o Banco deseja estimular. Após a seleção, o BNDES se torna um dos quotistas do fundo, junto a outros investidores privados que deverão ser atraídos pelo gestor. Assim, o BNDES ajuda a alavancar recursos para capitalização das empresas brasileiras e apoia a dinamização do mercado de capitais no País.

Saiba mais e veja os fundos já selecionados.

Saiba mais sobre a atuação do BNDES no mercado de capitais.

Fundos para apoio reembolsável

Você também pode consultar estes mecanismos de financiamento pelo menu Áreas de Atuação.

Veja também