O Criatec III é um Fundo de Investimento com a finalidade de capitalizar as micro e pequenas empresas inovadoras. O Fundo tem como base normativa a Instrução CVM nº 391.

Para informações operacionais, acesse o sítio do Gestor do Fundo.

Gestor Nacional

A Inseed Investimentos Ltda. foi selecionada pelo BNDES para atuar como Gestor do Fundo por meio de chamada pública encerrada em 29.10.2014.

Mais detalhes sobre o processo de seleção podem ser encontrados no edital da Chamada Pública.

Duração do Fundo

O Fundo terá duração de 10 anos, sendo que os 4 primeiros anos referem-se ao Período de Investimentos. O período de duração do Fundo poderá ser prorrogado por até mais 5 anos, a critério da Assembleia Geral de Cotistas.

Patrimônio do Fundo

O Fundo Criatec III possui patrimônio comprometido de aproximadamente R$ 202,5 milhões. Além da BNDESPAR, subscreveram cotas ao Fundo: AFEAM (Agência de Fomento do Estado do Amazonas S/A); BADESUL (Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul); BANDES (Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo S/A); BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A); BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul S/A); FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais); FOMENTO PR (Agência de Fomento do Estado do Paraná); VALID S/A; além de outros investidores privados e o Gestor Nacional Inseed Investimentos Ltda.

Política de Investimentos

O Gestor Nacional terá a missão de investir os recursos do Criatec III em empresas inovadoras com receita operacional líquida anual de até R$ 12 milhões no ano imediatamente anterior à aprovação do investimento pelo Fundo, de forma a promover a sua capitalização e crescimento acelerado. Além disso, o Criatec III terá como objetivos adicionais a implementação de boas práticas de gestão e o incremento da governança corporativa nas empresas investidas.

O Criatec III investirá prioritariamente nos seguintes setores alvo: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); Agronegócios, Nanotecnologia, Biotecnologia e Novos Materiais.

Estrutura de Gestão do Fundo

O Fundo terá um gestor nacional e, no mínimo, seis pólos de atuação, nos quais serão constituídos os representantes regionais do gestor nacional e suas respectivas equipes de gestão. Somente o gestor nacional será selecionado nesse primeiro momento, enquanto os representantes regionais terão que ser aprovados pelo Comitê de Investimentos do Fundo dentro dos 12 primeiros meses de funcionamento do Fundo. Os seis pólos de atuação do Criatec III serão distribuídos nas seguintes localidades:

  • Um pólo no estado do Amazonas ou Pará;
  • Um pólo no estado de Pernambuco ou Paraíba;
  • Um pólo no estado de Santa Catarina ou Paraná; e
  • Três pólos situados em cidades da região Sudeste, sendo um pólo obrigatoriamente no estado de Minas Gerais.

O Fundo poderá ter mais de seis pólos de atuação, inclusive fora dos pólos listados acima, desde que aprovado pelo Comitê de Investimentos do Fundo.