Financiamento à aquisição, no mercado interno, de softwares e serviços correlatos desenvolvidos no Brasil.

Quem pode solicitar

  • Empresas com sede e administração no país; e
  • administração pública direta ou indireta.

O que pode ser financiado

  • Licença total ou parcial dos direitos de propriedade intelectual de programas de computador nacionais desenvolvidos por fornecedores credenciados junto ao BNDES, e prestação de serviços correlatos, tais como consultoria, implantação, integração, treinamento, customização, etc.; e
  • aquisição total ou parcial dos direitos de propriedade intelectual de programas de computador nacionais desenvolvidos por fornecedores credenciados junto ao BNDES, e prestação de serviços correlatos, tais como consultoria, implantação, integração, treinamento, customização, etc.

O valor financiado dos serviços correlatos será limitado a 200% do valor do produto a ele associado, não havendo necessidade de credenciamento dos prestadores desses serviços.

 


Consulta de Fornecedores e Produtos Credenciados




ou




 

Formas de apoio

Direta ou indireta. Saiba mais sobre as formas de apoio.

Procedimentos para credenciamento de Fornecedores

Poderão ser credenciadas pessoas jurídicas de direito privado, sediadas no Brasil e que mantenham atividades de desenvolvimento de software no Brasil, que atendam aos critérios de credenciamento definidos pelo BNDES, dentre os quais se incluem as regras de origem. A regra de origem será inicialmente atestada mediante uma declaração dada pela empresa fornecedora do software de que este foi desenvolvido no País, segundo critérios definidos pelo BNDES. Essa declaração estará sujeita a auditoria posterior, por amostragem, realizada por instituição a ser definida.

O credenciamento das empresas que atenderem aos requisitos mencionados poderá ser feito de duas maneiras distintas:

Empresas que já solicitaram o credenciamento como fornecedores no Cartão BNDES

Neste caso, as empresas deverão atualizar o cadastro de seus produtos, indicando que seus produtos pertencem a uma categoria relacionada a software e expressando a vontade de participar também do Programa Prosoft Comercialização. Esta atualização deverá ser feita acessando o Portal do Cartão BNDES, com login e senha, e, em seguida, através da função "cadastro de produtos".

Empresas que não solicitaram credenciamento como fornecedores no Cartão BNDES e desejam solicitar simultaneamente seu credenciamento no Cartão BNDES e no Prosoft Comercialização

Neste caso, deverão acessar o Portal do Cartão BNDES, selecionar o item "Seja um Fornecedor Credenciado" e fornecer todas as informações e documentações solicitadas ou clicar aqui. Após a solicitação do credenciamento, a empresa deverá utilizar seu login e senha para acessar a área destinada aos fornecedores, e ao longo do processo de credenciamento, haverá uma pergunta sobre seu desejo de participar ou não do Prosoft Comercialização.

O credenciamento somente será realizado através do Portal do Cartão BNDES.

Taxa de Juros

  • Operações diretas = Custo Financeiro + Remuneração Básica do BNDES + Taxa de Risco de Crédito
  • Operações indiretas = Custo Financeiro + Remuneração Básica do BNDES + Taxa de Intermediação Financeira + Remuneração da Instituição Financeira Credenciada

a) Custo Financeiro: TJLP.

b) Remuneração Básica do BNDES: 1,2% ao ano (a.a.).

c) Taxa de Risco de Crédito: até 4,18% a.a., conforme o risco de crédito do cliente.

d) Taxa de Intermediação Financeira: 0,1% a.a. para MPMEs e 0,5% a.a. para demais empresas.

e) Remuneração da Instituição Financeira Credenciada: negociada entre a Instituição Financeira Credenciada e o cliente.

Participação máxima do BNDES

  • Até 70% dos itens financiáveis para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs); e
  • até 50% dos itens financiáveis para empresas de maior porte.

Veja a classificação de porte das empresas.

Prazo

  • Para apoio indireto automático: o prazo total será de até 4 anos, incluída a carência de, no mínimo, três e, no máximo, 18 meses.
  • Para apoio direto e indireto não automático: os prazos de carência e amortização serão determinados em função da capacidade de pagamento do projeto, do cliente e do respectivo Grupo Econômico, se houver.

Garantias

  • Operações Diretas: ver garantias
  • Operação Indireta: as garantias da operação serão negociadas entre a instituição financeira credenciada e o cliente, observadas as normas pertinentes do Banco Central do Brasil.

Para utilização do BNDES FGI consulte suas condições específicas.

Veja: Garantias

Como solicitar

Para operações abaixo de R$ 20 milhões, o cliente deve procurar uma instituição financeira credenciada. A instituição informará qual a documentação necessária, analisará a possibilidade de concessão do crédito e negociará as garantias. Após aprovação pela instituição, a operação será encaminhada para homologação e posterior liberação dos recursos pelo BNDES. 

Para valores acima de R$ 20 milhões, as solicitações de apoio podem ser encaminhadas ao BNDES pela empresa interessada ou por intermédio da instituição financeira credenciada, por meio de Consulta Prévia, preenchida segundo as orientações do roteiro de informações e enviada ao:

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Área de Planejamento - AP
Departamento de Prioridades - DEPRI
Av. República do Chile, 100 - Protocolo - Térreo
20031-917 - Rio de Janeiro - RJ 

Veja também