Clique para ampliar a imagem do presidente Luciano Coutinho 

Nascido em Pernambuco, Luciano Coutinho é mestre e doutor em Economia pela Universidade de Cornell (EUA) e professor convidado licenciado da Unicamp. Foi professor visitante nas Universidades de Paris XIII, do Texas, do Instituto Ortega y Gasset e da USP, além de professor titular na Unicamp. Formou-se em Economia pela USP e, durante o curso, recebeu o prêmio Gastão Vidigal como melhor aluno de Economia de São Paulo.

Especialista em economia industrial e internacional, escreveu e foi organizador de vários livros, além de ter extensa produção de artigos, publicados no Brasil e no exterior. Seus estudos acadêmicos sempre tiveram como temas principais a política industrial e o lado real da economia.

Entre 1985 e 1988, foi Secretário-Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, participando da estruturação do Ministério e da concepção de políticas voltadas a áreas de alta complexidade, como biotecnologia, informática, química fina, mecânica de precisão e novos materiais. Em 1994, coordenou o Estudo de Competitividade da Indústria Brasileira, trabalho de quase uma centena de especialistas que mapeou com profundidade inédita o setor industrial brasileiro.

Até assumir a Presidência do BNDES, era sócio da LCA Consultores, atuando como consultor-especialista em defesa da concorrência, comércio internacional, projeções macroeconômicas e de mercado.

Em 2013, recebeu o prêmio “Person of the Year 2013, concedido pela Brazilian American Chamber of Commerce. O “Person of the Year” reconhece, anualmente, personalidades que se destacaram no cenário econômico americano e brasileiro.