Clique para ampliar a imagem do diretor Luiz Eduardo Melin 

Economista e mestre em Direito e Relações Internacionais pela PUC-Rio. Luiz Eduardo Melin fez doutorado em Economia Política Internacional na University of Essex, na Inglaterra. Natural do Rio de Janeiro, Melin é analista de carreira do Banco Central do Brasil, professor concursado (licenciado) da PUC-Rio, tendo também lecionado no Instituto Rio Branco, do Ministério de Relações Exteriores.

Trabalhou no Lloyds Bank International e em trading companiesbrasileiras. Chefiou a assessoria econômica da Federação Nacional das Empresas de Seguro Privado e de Capitalização (Fenaseg).

Foi por dois anos, 2003 e 2004, diretor do BNDES, responsável pelas áreas de Comércio Exterior e Jurídica do Banco. Posteriormente, foi secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda (2006-2007) e chefe de gabinete do ministro da Fazenda até janeiro de 2011, função que exerceu cumulativamente com a de secretário extraordinário para reformas financeiras no mesmo Ministério.

Participou de diversas negociações financeiras internacionais, integrando e chefiando um grande número de missões e delegações brasileiras no exterior, de variadas naturezas, tendo representado o ministro da Fazenda em várias ocasiões .

Pelo Ministério da Fazenda, foi deputy brasileiro no G-20 no período em que o Brasil foi alçado ao comitê dirigente e, posteriormente, à presidência daquele fórum, tendo sido por dois anos um dos dois representantes titulares do Brasil no Financial Stability Board. Durante quatro anos, chefiou ainda a delegação brasileira  no Grupo de Integração Financeira da União de Nações Sul-americanas (Unasul).