05/07/2011
• A FLIP, uma das maiores festas literárias da América Latina, homenageia, entre 6 e 10 de julho, Oswald de Andrade
O BNDES patrocina a 9° Festa Literária Internacional de Paraty. A FLIP, que começa nesta quarta-feira, 6, e segue até 10 de julho, no centro histórico da cidade de Paraty (RJ), homenageia este ano o escritor modernista Oswald de Andrade. O festival é um dos maiores eventos literários da América Latina e deve receber um público estimado em 25 mil pessoas. A programação inclui nomes como o crítico literário Antônio Cândido e o escritor e compositor José Miguel Wisnik, além de nomes internacionais como Joe Sacco, James Ellroy e David Byrne.
Através do patrocínio do BNDES, a realização da FLIP colabora para a revitalização e valorização do patrimônio arquitetônico e imaterial de Paraty. O Banco é a empresa brasileira que mais investe nessa área. Em 2009, aprovou R$ 700 mil para as obras de restauro da Praça da Matriz, no centro histórico da cidade. Anteriormente, o BNDES já havia apoiado a restauração da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, no valor de R$ 1,4 milhão.
O Banco também acredita que a Festa tem o mérito de incentivar a economia local, movimentando o turismo e toda a estrutura de serviços da cidade. Pelos mesmos motivos, o BNDES patrocinou, este ano, a 3ª edição da Festa Literária de Pirenópolis, em Goiás. A Flipiri aconteceu em maio e homenageou a poetisa Cora Coralina. Em 2010, o Banco também apoiou a sexta edição do Fórum das Letras, na cidade histórica de Ouro Preto (MG), e a VI Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto.
