02/02/2012

• Restaurados no Rio com apoio do Banco, painéis de Cândido Portinari serão expostos antes de serem devolvidos à ONU

O BNDES patrocina a exposição dos painéis Guerra e Paz, de Cândido Portinari, que será aberta na próxima segunda-feira, 6, e prossegue até o dia 21 de abril no Memorial da América Latina, em São Paulo. Os dois painéis, que ficaram instalados na sede das Nações Unidas por mais de 50 anos, foram retirados para reforma do prédio. Com apoio do Itamaraty e do governo brasileiro, as obras foram trazidas ao Brasil para serem restauradas, em um projeto da Associação Cultural CAndido Portinari, também patrocinado pelo BNDES.

A exposição em São Paulo é a primeira após a completa restauração dos painéis, que seguem em turnê mundial para a Noruega e Japão antes de serem devolvidos à ONU, em 2013.  Na capital norueguesa, a exposição ocorrerá durante a entrega do Nobel da Paz deste ano.

O restauro – O projeto de restauração teve início em dezembro de 2010, quando os painéis foram expostos durante 12 dias no Theatro Municipal do Rio, com entrada gratuita, atraindo aproximadamente 40 mil visitantes. Em seguida, as obras foram restauradas em um ateliê aberto ao público no Palácio Gustavo Capanema, onde cerca de 6 mil pessoas tiveram a oportunidade de assistir ao trabalho, que durou quatro meses.

A obra – A origem de Guerra e Paz remonta a 1952, quando o norueguês Trygve Halvdan Lie, primeiro secretário-geral das Nações Unidas, pediu a cada país-membro que doasse uma obra a ser exposta na sede da organização. Portinari ficou responsável por criar a obra brasileira. Após quatro anos de trabalho, entregou o conjunto de painéis, expostos permanentemente no hall de entrada da Assembleia Geral, órgão deliberativo máximo da ONU.