Na internet, a acessibilidade busca garantir que qualquer pessoa possa perceber, navegar e interagir livremente com o conteúdo disponível, sem obstáculos. Isso vale não apenas para pessoas com deficiência, como a visual ou auditiva; mas também para pessoas com problemas rotineiros, como conexão de baixa velocidade e a falta de softwares para baixar ou visualizar determinados tipos de arquivos. As facilidades trazidas pela acessibilidade na internet beneficiam a todos, inclusive idosos e pessoas com imobilidade temporária, que têm dificuldade em usar o teclado.

Para serem mais acessíveis, os sítios devem se adequar a certas diretrizes e padrões, que permitem uma melhor experiência de navegação. Alguns dos mecanismos utilizados são: legendas; cores com maior contraste; tamanhos maiores de fontes; adaptação a leitores de telas utilizados por pessoas com deficiência visual; e uso de formatos alternativos na publicação de arquivos para download.

Assim, a acessibilidade contribui para a democratização do acesso à informação, aproximando o cidadão do conteúdo de que ele precisa.

Principais observações

  1. O sítio usa recursos em Flash e Javascript. Eventualmente, alguns conteúdos podem não ser acessíveis por navegadores textuais como o Webvox e outros ambientes sem suporte a essas tecnologias.
  2. O símbolo Link para um novo site avisa que o link leva o visitante a uma página que fica fora do sítio do BNDES.
  3. O símbolo Link para um novo site avisa que o link será aberto em uma nova janela.
  4. O sítio oferece centenas de arquivos em formatos DOC, PDF, XLS e PPT. Em breve, os documentos serão gerados seguindo regras que maximizam a sua acessibilidade. 
  5. A Sala de Imprensa disponibiliza alguns arquivos em vídeo e áudio. Em breve, colocaremos alternativas textuais para que qualquer pessoa tenha acesso ao conteúdo apresentado por essas mídias.
  6. A maioria dos formulários do sítio dispõem de uma ferramenta que verifica se o usuário é humano ou um robô, fazendo uma pergunta de matemática muito simples. Alguns formulários ainda dispõem de recursos do tipo captcha, que pedem a digitação de uma sequência de letras exposta na tela para validar o envio das informações. O captcha está sendo substituído na medida do possível pelo novo recurso da pergunta matemática, considerado mais acessível
  7. Alguns conteúdos do sítio são acessíveis diretamente via teclado. As combinações de teclas variam de acordo com o navegador. No Google Chrome e no Internet Explorer, você deve usar <alt> mais o número correspondente ao efeito desejado; no Mozilla Firefox, usa-se <alt> + <shift>.

    A seguir, está uma lista dos números que devem ser digitados junto com as teclas de controle para acessar determinados conteúdos:

    0 = vai para a página inicial do sítio
    1 = vai para o campo de busca no sítio
    2 = vai para o conteúdo da página

Não se esqueça: em caso de impossibilidade de acessar alguma informação disponível no sítio, não deixe de entrar em contato conosco.

Sobre a acessibilidade do sítio do BNDES

Oferecer informação sem obstáculos é o primeiro passo na direção de uma comunicação transparente e mais direta com a sociedade. Para o BNDES, ter um sítio adequado e amigável à navegação dos mais diferentes perfis de visitantes é assegurar o direito do cidadão à informação. Por isso, o Banco tem buscado continuamente aprimorar o grau de acessibilidade de seu Portal na internet, a fim de aproximar todos os cidadãos brasileiros das atividades e serviços do BNDES.

O sítio passou por uma reformulação para se adequar às melhores práticas de acessibilidade, recomendadas por especialistas no assunto da empresa Digital AcessoLink para um novo site . Posteriormente, o sítio também foi analisado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e GestãoLink para um novo site , por meio do seu Departamento de Governo Eletrônico, que sugeriu melhorias não só de acessibilidade, mas também de conformidade com os padrões de Governo EletrônicoLink para um novo site. O objetivo final é tornar as páginas aptas a uma navegação satisfatória via teclado, mouse ou comando de voz, em diversos navegadores, com ou sem o uso de leitores de tela e com ou sem alguma tecnologia assistiva específica.

Porém, como as melhorias estão sendo implementadas gradualmente e a acessibilidade do sítio está em processo de revalidação pelos especialistas da Digital Acesso, nem todas as páginas estão acessíveis da forma desejada. Caso tenha dificuldades em acessar alguma informação ou documento, por favor entre em contato conosco, indicando a página com problemas e a informação procurada. 

Contatos de acessibilidade

Para relatar problemas de acessibilidade em determinados conteúdos e informações do sítio do BNDES, entre em contato pelo telefone 0800 70 26337 ou mande uma mensagem pelo Fale Conosco.

Fontes e referências