Perguntas e respostas sobre alguns empreendimentos e itens financiáveis e não financiáveis pelo BNDES.

Perguntas

O BNDES financia:

  1. Franquia?
  2. Turismo?
  3. Construção Civil?
  4. Shopping Centers?
  5. Extração Mineral?
  6. Informática?
  7. Escolas e Universidades?
  8. Importação?
  9. Exportação?
  10. Internacionalização de Empresas?
  11. Edição de Livros?
  12. Setores de radiodifusão, jornais e periódicos, meios de comunicação e publicidade em geral?
  13. Salas de cinema e projeção de filmes cinematográficos?
  14. Capital de Giro?
  15. Máquinas e equipamentos usados?
  16. Veículos?
    1. Veículo utilitário e de passeio
    2. Veículo usado
    3. Caminhão
    4. Ônibus Escolar
    5. Veículo Agrícola
    6. Motocicleta
    7. Embarcação
    8. Aeronave 

 

Respostas

1. Franquia

O BNDES pode financiar franquias, através do BNDES Automático, que permite a inclusão da  taxa de franquia paga no país, em moeda nacional, para empresas franqueadoras aqui sediadas, desde que associada aos outros investimentos fixos do projeto.

A aquisição isolada de máquinas e equipamentos nacionais pode ser financiada no BNDES Finame e pelo Cartão BNDESLink para um novo site .

voltar ao topo

2. Turismo

São apoiados os projetos de implantação, modernização e expansão de empreendimentos relacionados aos setores de hotelaria (enquadrados nos códigos I 5510-8/01, I 5590-6/01 e I 5590-6/02 da Classificação Nacional das Atividades Econômicas – CNAE do IBGE, desde que a empresa apresente o Certificado de cadastramento na versão “empreendimento em operação” ou na versão “empreendimento em fase de implantação”, conforme o caso, no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo – CADASTUR.

Estes projetos de investimentos poderão ser apoiados através dos produtos BNDES Automático e BNDES Finem.  Já a aquisição isolada de máquinas e equipamentos nacionais pode ser apoiada através dos produtos BNDES Finame e Cartão BNDESLink para um novo site .

voltar ao topo

3. Construção Civil

O BNDES não apoia empreendimentos imobiliários, tais como edificações residenciais, edificações comerciais destinadas à revenda, empreendimentos comerciais destinados a aluguéis de escritórios, time-sharing, hotel-residência e loteamento.

É possível o financiamento à aquisição isolada de máquinas e equipamentos, através dos produtos BNDES Finame e Cartão BNDESLink para um novo site .

No entanto, caso a empresa necessite de apoio para a implantação, expansão e modernização da própria empresa de Construção Civil, também é possível solicitar o BNDES Automático.

voltar ao topo

4. Shopping Centers

O BNDES oferece apoio financeiro para implantação, expansão e modernização de Shopping Centers, sendo necessária a apresentação de Estudo de Impacto de vizinhança (EIV), autorizado pela Prefeitura.  Caso a Prefeitura dispense o EIV, é necessário apresentar estudos correlatos para embasar a autorização.

Os seguintes produtos financeiros são os mais indicados:

voltar ao topo

5. Extração Mineral

O BNDES apoia empreendimentos do setor de mineração, desde que estes não incorporem processo de lavra rudimentar ou garimpo. O apoio pode ser solicitado por meio do BNDES Automático e do BNDES Finem.

voltar ao topo

6. Informática

As empresas fabricantes da área de informática ou empresas de qualquer setor, usuárias, que necessitem realizar gastos com informatização podem solicitar financiamento nos produtos BNDES Automático, BNDES Finem, BNDES Finame e Cartão BNDESLink para um novo site .

Também pode ser financiada a aquisição de software produzido no exterior, desde que a aquisição esteja associada a projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação e que haja comprovação de inexistência de similar nacional.

voltar ao topo

Para empresas que desenvolvam e produzam software no país, está disponível o Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria de Software e Serviços de Tecnologia da Informação - BNDES Prosoft.

7. Escolas e Universidades

Os produtos BNDES Automático, BNDES Finem, BNDES Finame e Cartão BNDESLink para um novo site   financiam a implantação, expansão e modernização de escolas e universidades.

As instituições de Educação Superior, públicas ou privadas, podem ainda financiar projetos de investimento, contendo itens como obras civis, equipamentos, livros, softwares nacionais e capital de giro, por meio do Programa IES.

voltar ao topo

8. Importação

O BNDES financia a importação de máquinas e equipamentos novos, sem similar nacional. Os bens a serem financiados deverão ser importados em nome da beneficiária que deverá comprovar a inexistência de similaridade.

Não são passíveis de apoio à importação os equipamentos móveis destinados ao transporte de qualquer natureza (inclusive os de movimentação de carga), ou itens para construção, pavimentação e agropecuária (incluindo chassis e carrocerias), além de equipamentos de automação bancária.

Não são passíveis de apoio à importação os equipamentos móveis destinados ao transporte de qualquer natureza, inclusive os de movimentação de carga, construção, pavimentação e agropecuária, incluindo chassis e carrocerias, além de equipamentos de automação bancária.

Veja as condições financeiras e restrições na página do BNDES Finem - Importação de Bens de Capital.

Esclarecemos que o Cartão BNDES não financia máquinas e equipamentos importados, exceto as máquinas de costura utilizadas pela indústria de confecções.

voltar ao topo

9. Exportação

O apoio do BNDES ao comércio exterior se dá mediante financiamento a empresas, pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede e administração no Brasil, exportadoras de bens e/ou serviços, trading company e empresa comercial exportadora.

O BNDES financia a exportação de bens e serviços brasileiros por intermédio de duas modalidades de financiamento:

  • BNDES Exim Pré-embarque - Destinada a financiar a produção nacional de bens a serem exportados, ou seja, a empresa obtém recursos para executar o processo produtivo. Essas operações são realizadas por meio das instituições financeiras credenciadas.
  • BNDES Exim Pós-embarque - Destinada a financiar a produção nacional de bens e serviços a serem exportados. Nessa modalidade permite-se que o importador seja financiado e o exportador receba os recursos antecipadamente (buyer's credit) ou que haja refinanciamento ao exportador (supplier's credit).

Sugerimos que consulte a página de Apoio à Exportação e a Relação de Produtos Financiáveis através do BNDES Exim (PDF - 475 kB).

voltar ao topo

10. Internacionalização de Empresas

O BNDES apoia a internacionalização de empresas de capital nacional. As operações de Investimento Direto Externo (IDE) têm por objetivo estimular a inserção e o fortalecimento das empresas no mercado internacional, através do apoio a investimentos ou projetos a serem realizados no exterior, desde que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do País.

Os itens passíveis de apoio financeiro são os investimentos para construção de novas unidades, aquisição, ampliação ou modernização de unidades instaladas e participação societária, bem como as necessidades de capital de giro, desde que associados aos investimentos previstos acima.

As condições financeiras e a forma de solicitação do financiamento podem ser consultados na página Internacionalização de Empresas em nosso Portal.

voltar ao topo

11. Edição de Livros?

São financiáveis projetos para investimentos em:

  1. implantação, modernização e expansão de editoras e livrarias no País;
  2. produção de planos editoriais, inclusive a adaptação de obras para comercialização em novos formatos;
  3. distribuição, divulgação e comercialização de obras editoriais brasileiras no País e no exterior, e de obras estrangeiras no País;
  4. aquisição de direitos relacionados a conteúdo brasileiro; e
  5. restauração, preservação e digitalização de acervos bibliográficos, arquivísticos e museológicos.

Veja: apoio ao segmento editorial e livrarias pelo BNDES Procult.

voltar ao topo

12. setores de radiodifusão, jornais e periódicos, meios de comunicação e publicidade em geral

Sim, entretanto necessitam de prévia autorização do BNDES. Estas operações são realizadas somente de forma indireta.

voltar ao topo

13. Salas de cinema e projeção de filmes cinematográficos?

São passíveis de financiamento projetos de investimentos para implantação, modernização, expansão e reforma de salas de exibição, por meio do  BNDES Procult.

O programa Cinema Perto de Você apoia projetos de construção e ampliação de, no mínimo, 3 salas de cinema, localizadas nos municípios e zonas urbanas considerados prioritários.

Já os exibidores brasileiros de todos os tamanhos podem digitalizar suas salas de cinema por meio da Linha de Digitalização do programa Cinema Perto de Você, uma iniciativa conjunta do BNDES, Ministério da CulturaLink para um novo site, Agência Nacional de Cinema (Ancine)Link para um novo site e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)Link para um novo site.

voltar ao topo

14. Capital de Giro

O BNDES financia capital de giro isoladamente através do BNDES Progeren, direcionado para micro, pequenas e médias empresas de alguns setores de atuação.

Também é possível solicitar capital de giro associado a um investimento. Isso pode ocorrer na compra de máquinas e equipamentos ou quando for parte de um projeto de investimento completo na modernização ou expansão da capacidade produtiva, através dos produtos BNDES Finame ou BNDES Automático. O valor do capital de giro será um percentual do total investido.

No caso de atividades agrícolas, os programas PRONAF Investimento e PROCAP-AGRO também preveem a possibilidade de financiamento para capital de giro.

No PRONAF Investimento, existe a possibilidade de financiamento a capital de giro associado a um projeto de investimento, destacando-se que o referido programa é destinado apenas ao agricultor familiar.

Outra opção é o PROCAP-AGRO, destinado somente às cooperativas agropecuárias e a seus cooperados. O Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias objetiva promover a recuperação ou a reestruturação patrimonial das cooperativas de produção agropecuária, agroindustrial, aquícola ou pesqueira; permitir o saneamento financeiro por meio da integralização de quotas-parte das cooperativas; e financiar capital de giro visando atender as necessidades imediatas operacionais das cooperativas.

voltar ao topo

15. Máquinas e equipamentos usados?

É admitido o financiamento de máquinas e equipamentos usados, apenas para microempresas, no BNDES Automático.  Os bens devem ser de fabricação nacional e estar incluídos num projeto de investimento, em conjunto com outros itens de investimento fixos.

Já no programa BNDES Procaminhoneiro é possível o financiamento de caminhões, chassis e carrocerias usados, assim como o programa Moderfrota financia tratores e colheitadeiras usados. Consulte a idade máxima permitida para os veículos nas páginas dos programas.

voltar ao topo

16. Veículos

  1. Veículo utilitário e de passeio:  O BNDES não possui financiamento para aquisição de veículos de passeio, independentemente da finalidade de uso.No entanto, apoiamos a compra de veículos utilitários, através do Cartão BNDES.
  2. Veículo usado: O BNDES não possui linha de financiamento para a aquisição de veículos usados. A única exceção refere-se ao programa BNDES Procaminhoneiro, que possibilita a compra de caminhão usado, que tenham completado até 15 anos contados a partir do ano de sua fabricação.
  3. Caminhão: O BNDES possui as seguintes opções de financiamento para a aquisição de caminhões:
    • BNDES Procaminhoneiro - apoio financeiro para aquisição de caminhões novos e usados, além de outros itens relacionados. Destinado ao caminhoneiro, pessoa física, e microempresas e empresários individuais, do segmento de transporte de carga.
    • BNDES Finame - apoio financeiro para aquisição de maquinas e equipamentos novos, inclusive caminhões. Podem obter este financiamento o caminhoneiro, pessoa física, e empresas de qualquer porte ou setor.
    • Cartão BNDESLink para um novo site - apoio financeiro para aquisição diversos bens e serviços, inclusive caminhões novos. Destinado somente a micro, pequenas e médias empresas.
  4. Ônibus Escolar: O BNDES oferece apoio para a compra de ônibus escolar, através dos seguintes produtos:
    • Cartão BNDESLink para um novo site - apoio financeiro para aquisição diversos bens e serviços, inclusive ônibus. Destinado somente a micro, pequenas e médias empresas.
    • BNDES Finame - apoio financeiro para aquisição de maquinas e equipamentos novos, inclusive ônibus. Podem obter este financiamento empresas de qualquer porte ou setor.
  5. Veículo Agrícola: O BNDES possui vários programas voltados para o produtor rural. Especificamente para a aquisição de veículos agrícolas, indicamos as seguintes opções:
    • Pronaf -  aquisição de veículos, pelo agricultor familiar enquadrável no programa, desde que atendidas as condições estabelecidas para o programa.
    • Moderfrota - aquisição de equipamentos, entre eles tratores e colheitadeiras, novos e usados.
    • BNDES Finame Agrícola - aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, inclusive veículos agrícolas cadastrados no BNDES.
    • Cartão BNDESLink para um novo site - apoio financeiro para aquisição diversos bens e serviços, inclusive de veículos agrícolas. Destinado somente a micro, pequenas e médias empresas.
  6. Motocicleta: O financiamento para aquisição de motos está disponível somente para micro, pequenas e médias empresas, por meio do Cartão BNDESLink para um novo site .
  7. Embarcação: O BNDES possui as seguintes opções de financiamento para a aquisição de embarcações:
    1. Fundo de Financiamento à Marinha Mercante e à Construção Naval - financiamento a empresas nacionais de navegação para a encomenda de embarcações e equipamentos, reparos e jumborização junto a construtores navais brasileiros e à Marinha do Brasil.
    2. Outras opções de financiamento são Cartão BNDESLink para um novo site , BNDES Finame ou BNDES Finame Leasing. Consulte os Estaleiros crendenciados no BNDES.
  8. Aeronave: O BNDES possui as seguintes opções de financiamento para a aquisição de aeronaves comerciais: Cartão BNDESLink para um novo site ; BNDES Finame ou BNDES Finame Leasing.  Consulte as Aeronaves credenciadas no BNDES.

voltar ao topo