O que é? Para que serve?

A eficiência do setor público foi consagrada na Constituição Federal como um direito do cidadão. Nesse conceito, insere-se a Ouvidoria na qualidade de condutora de opiniões, reclamações e denúncias, visando garantir os princípios da ética, da eficiência e da transparência nas  relações entre o Estado e o cidadão.

Historicamente, o uso da Ouvidoria teve origem na Suécia do Século XIX, na figura do Ombudsman, termo que pode ser traduzido como procurador ou advogado do cidadão perante o Estado.

A Ouvidoria tem a missão de atuar junto à Alta Administração sugerindo aperfeiçoamentos necessários a partir da análise das manifestações recebidas.

A Ouvidoria do BNDES

Criada em 2003, a Ouvidoria do BNDES atua no pós-atendimento e na mediação de conflitos entre o cidadão e a Instituição, prestando esclarecimentos e procurando estreitar os laços entre o BNDES, seus clientes e o público em geral.  Para tanto, estimula iniciativas descentralizadas, voluntárias e efetivas de aprimoramento dos serviços prestados, tornando-se um instrumento de inclusão social.

Agindo de forma autônoma, imparcial e sigilosa, a Ouvidoria interpreta os anseios do cidadão perante a empresa, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo democrático.

Nesse esforço, a Ouvidoria do BNDES tem a atribuição de atuar como canal de comunicação entre a Instituição e os públicos externo e interno (funcionários e colaboradores), recebendo:
  • Sugestões;
  • Denúncias; 
  • Reclamações e demais manifestações não solucionadas através do canal de atendimento Fale Conosco.

Como acessar?

Para informações e dúvidas sobre as formas de apoio financeiro oferecidas pelo BNDES, solicitamos que o contato seja realizado, preferencialmente, por meio do Fale Conosco do BNDES. Este também é o canal de atendimento se você ou sua empresa já contratou um financiamento com recursos do BNDES através de um dos agentes financeiros credenciados e deseja mais informações, ou tem alguma solicitação ou reclamação a fazer sobre alguma operação específica.
Como um recurso a ser acionado no pós-atendimento, esta Ouvidoria poderá ser utilizada para o encaminhamento de sugestões, denúncias, reclamações e demais manifestações não solucionadas através do Fale Conosco.

A Ouvidoria do BNDES pode ser acessada pelos seguintes meios:
  • Meio eletrônico: Fale com a Ouvidoria 
  • Discagem Direta Gratuita: 0800 702 6307 
  • Fax: (21) 2172-7117 
  • Caixa Postal 15054 - CEP 20031-120 - Rio de Janeiro - RJ
  • Avenida República do Chile, 100/20º andar
    20031-917 - Rio de Janeiro - RJ

Nota esclarecedora

O BNDES não credencia nem indica quaisquer consultores, pessoas físicas ou jurídicas, como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações com este Banco ou com as instituições financeiras credenciadas a repassar seus recursos. 

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