O que é? Para que serve?

A eficiência do setor público foi consagrada na Constituição Federal como um direito do cidadão. Nesse conceito, insere-se a Ouvidoria na qualidade de condutora de opiniões, reclamações e denúncias, visando garantir os princípios da ética, da eficiência e da transparência nas  relações entre o Estado e o cidadão.

Historicamente, o uso da Ouvidoria teve origem na Suécia do Século XIX, na figura do Ombudsman, termo que pode ser traduzido como procurador ou advogado do cidadão perante o Estado.

A Ouvidoria tem a missão de atuar junto à Alta Administração sugerindo aperfeiçoamentos necessários a partir da análise das manifestações recebidas.

A Ouvidoria do BNDES

Criada em 2003, a Ouvidoria do BNDES atua no pós-atendimento e na mediação de conflitos entre o cidadão e a Instituição, prestando esclarecimentos e procurando estreitar os laços entre o BNDES, seus clientes e o público em geral.  Para tanto, estimula iniciativas descentralizadas, voluntárias e efetivas de aprimoramento dos serviços prestados, tornando-se um instrumento de inclusão social.

Agindo de forma autônoma, imparcial e sigilosa, a Ouvidoria interpreta os anseios do cidadão perante a empresa, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo democrático.

Nesse esforço, a Ouvidoria do BNDES tem a atribuição de atuar como canal de comunicação entre a Instituição e os públicos externo e interno (funcionários e colaboradores), recebendo:
  • Sugestões;
  • Denúncias; 
  • Reclamações e demais manifestações não solucionadas através do canal de atendimento Fale Conosco.

Como acessar?

Para informações e dúvidas sobre as formas de apoio financeiro oferecidas pelo BNDES, solicitamos que o contato seja realizado, preferencialmente, por meio do Fale Conosco do BNDES. Este também é o canal de atendimento se você ou sua empresa já contratou um financiamento com recursos do BNDES através de um dos agentes financeiros credenciados e deseja mais informações, ou tem alguma solicitação ou reclamação a fazer sobre alguma operação específica.
Como um recurso a ser acionado no pós-atendimento, esta Ouvidoria poderá ser utilizada para o encaminhamento de sugestões, denúncias, reclamações e demais manifestações não solucionadas através do Fale Conosco.

A Ouvidoria do BNDES pode ser acessada pelos seguintes meios:
  • Meio eletrônico: Fale com a Ouvidoria 
  • Discagem Direta Gratuita: 0800 702 6307 
  • Fax: (21) 2172-7117 
  • Caixa Postal 15054 - CEP 20031-120 - Rio de Janeiro - RJ
  • Avenida República do Chile, 100/20º andar
    20031-917 - Rio de Janeiro - RJ

Nota esclarecedora

Alerta: boletos falsos

O BNDES não envia boletos de cobrança para inclusão do nome de empresas em qualquer tipo de anuário. Se você, cliente do Banco, recebeu algum tipo de mensagem com boleto relacionado ao suposto "Anuário BNDES", fique atento: trata-se de uma fraude.

Não efetue o pagamento. O BNDES não publica anuários com nomes de empresas.

Já estamos tomando as medidas cabíveis para impedimento dessa tentativa de fraude.

O BNDES não credencia nem indica quaisquer consultores, pessoas físicas ou jurídicas, como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações com este Banco ou com as instituições financeiras credenciadas a repassar seus recursos. 

 

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