Itinerário da formação técnica e profissional em bioeconomia na Amazônia - Seleção Pública BNDES/FEP Fomento nº 01/2022
A iniciativa Itinerário da formação técnico e profissional em bioeconomia na Amazônia tem por objetivo apoiar as redes estaduais e os institutos federais presentes na Amazônia Legal a implementarem formação técnica e profissional no novo ensino médio, com foco nas cadeias de valor da bioeconomia. A iniciativa ocorre no âmbito de cooperação técnica celebrada com o Ministério da Educação.
O intuito desta iniciativa é fortalecer as cadeias de valor da bioeconomia na Amazônia, com melhor aproveitamento das potencialidades econômicas locais e tendo gestores, professores e alunos como agentes de transformação nestas cadeias, contribuindo para o aumento da empregabilidade, da qualidade de vida, a geração de emprego e renda, bem como a conservação e o uso sustentável do ecossistema.

Resultado da Seleção Pública
A proposta nº 28145, do SENAI, foi a selecionada na chamada pública. A instituição atuará como parceiro executor para elaboração de estudo técnico contendo diagnósticos de cadeias de valor, lacunas formativas e potencialidades para oferta de cursos, bem como de planos de implementação de cursos técnicos prioritários para os nove estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso).
O BNDES aprovou R$ 7,4 milhões para execução do projeto, que deve resultar na implementação de até 27 cursos técnicos de Ensino Médio, beneficiando cerca de 50 mil alunos nos nove Estados da região. O objetivo é aumentar a qualificação profissional, com melhoria da empregabilidade dos jovens e melhor aproveitamento das potencialidades econômicas locais.
Clique aqui e veja como foi o processo seletivo
Proposta classificada, com maior pontuação:
- SENAI (proposta n. 28145)
Cadastro Reserva, composto por todas as propostas que atenderem aos critérios eliminatórios e atingiram a nota mínima correspondente a 60% dos pontos possíveis:
- 2ª colocada: Instituto Peabiru e Original Trade Consultoria - consórcio (proposta n. 29146)
- 3ª colocada: Biotec-Amazônia (proposta n. 27617)
- 4ª colocada: Hub Rede de Inovação Social e Associação Imapct Hub Brasil - consórcio (proposta n. 28257)
Resultado da Etapa 1 – Verificação do atendimento aos critérios eliminatórios, após análise de recursos
As propostas classificadas na Etapa 1 estão listadas a seguir, pelo número do seu protocolo:
- 27617
- 28145
- 28257
- 29146
As propostas não classificadas na Etapa 1 estão listadas a seguir, pelo número do seu protocolo:
- 28114
- 28193
- 29235
- 29253
Oficina virtual de orientação - 7 de junho às 10h
Acesse aqui a apresentação realizada
As inscrições para seleção do parceiro que realizará o estudo aconteceram de 28.04.22 a 25.07.2022 às 23:59. Veja a seguir as regras.
Sobre a seleção
A Seleção Pública elegeu, nos termos do edital, uma proposta a obter apoio financeiro não reembolsável do Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP), para a realização de estudo técnico.
O estudo devia contemplar quatro produtos para cada estado da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso). Cada estado indicou uma cadeia de valor, que devia ser considerada para a elaboração dos produtos, listados a seguir:
- Produto 1: Diagnóstico das cadeias de valor da bioeconomia na Amazônia Legal.
- Produto 2: Diagnóstico das lacunas formativas das Cadeias da bioeconomia na Amazônia Legal.
- Produto 3: Diagnóstico das potencialidades para oferecimento de cursos técnicos no Novo Ensino Médio.
- Produto 4: Plano de Implementação dos cursos técnicos prioritários.
Participantes
Puderam ser proponentes, individualmente ou em consórcio:
- pessoas jurídicas de direito público, à exceção da União e de entidades a ela vinculadas que dependam de transferências orçamentárias deste ente público para sua manutenção; ou
- pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, com sede e administração no Brasil.
Caso figurassem, entre os candidatos a parceiros executores, pessoas jurídicas de direito público ou privado sem fins lucrativos com sede e administração no país, individualmente ou em consórcio, incumbidas regimental ou estatutariamente, de atividades de pesquisa e ensino, o apoio poderia ser concedido por meio de fundações de apoio e poderia, a critério do BNDES, ser condicionado à interveniência das instituições citadas na operação de apoio não reembolsável, observado o disposto na Lei 8.958, de 20.12.1994, quando aplicável.
No caso de proponentes reunidas em consórcio, cada uma das integrantes devia, obrigatoriamente, atender a todos os requisitos de elegibilidade mencionados. Deveria ser indicada a consorciada líder, responsável por assegurar o integral cumprimento das finalidades da colaboração financeira não reembolsável e das condições estipuladas no respectivo contrato.
Inscrição
A inscrição foi gratuita e ocorreu de 28.04.2022 a 25.07.2022 (até às 23:59 - horário de Brasília).
Os interessados submeteram proposta por meio do Portal do Cliente do BNDES. Para tanto, se cadastraram no Portal e forneceram as informações requeridas, inclusive por meio do envio de:
- Documentos de habilitação listados no item 9.1 do Edital, inclusive a Declaração da Proponente sobre o atendimento dos requisitos previstos na presente Seleção Pública e demais requisitos exigidos pelo BNDES, nos termos do Anexo II do Edital;
- Roteiro de Apresentação de Projetos da Seleção Pública do BNDES FEP nº 01/2022, utilizando modelo disponibilizado no sistema Portal do Cliente devidamente preenchido, em conformidade com o item 5.3 do Edital;
- Planilha de orçamento, conforme modelo disponível no sistema Portal do Cliente do BNDES e orientações disponíveis no Guia de Elaboração do Orçamento;
- Documentos listados no item 9.4 do Edital, para comprovação dos itens constantes nos Critérios de Avaliação; e
- Procuração nos termos ao Anexo I do Edital, na hipótese de o roteiro ser preenchido por pessoas de contato externos à própria Proponente.
Critérios de desclassificação
- as propostas recebidas após o horário limite de 23:59, horário de Brasília, do dia 25.07.2022;
- as propostas que não atenderem aos requisitos mínimos, previstos no item 8.2 do Edital;
- as propostas com datas mais antigas, na hipótese de uma mesma proponente apresentar mais de uma proposta; e
- todas as propostas que, embora apresentadas por consórcios diferentes, sejam integrados por uma mesma consorciada que já esteja participando com outra proposta, individualmente ou em outro consórcio.
Cronograma
| Lançamento da seleção | 28.04.2022 |
| Encerramento das inscrições | 25.07.2022 (às 23h59) |
| Divulgação do atendimento aos critérios eliminatórios e início do prazo para recurso | até 15.08.2022 |
| Encerramento do prazo para recursos | 5 dias úteis após a divulgação do atendimento aos critérios eliminatórios |
| Divulgação do resultado final da classificação | até 10.10.2022 |
Contato
Informações e esclarecimentos adicionais a respeito do edital foram solicitados por meio do correio eletrônico bioeconomiaftp@bndes.gov.br.
Dúvidas sobre o acesso e uso do sistema Portal do Cliente através da Central de Atendimento do BNDES:
- Telefone: 0800–702-6337, nos dias úteis, das 8h às 20h;
- Formulário eletrônico: www.bndes.gov.br/faleconosco.
Documentos
- Edital - Retificado (atualizado em 13.07.22) (PDF - 278 kB)