Javascript desabilitado, alguns recursos visuais serão desabilitados mas a navegação será respeitada. Festival de cinema infantil chega a Recife este fim de semana
D

Menu global detalhado

Menu com programas e serviços do banco

Menu com programas e serviços do banco

F

Menu com dados de contato, duvidas e mapa do site

B


Links úteis

Sala de Imprensa

Notícias


C

Festival de cinema infantil chega a Recife este fim de semana

12.11.08

O 6º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) chegará a Recife nesta sexta-feira, 14. São 28 filmes, entre títulos inéditos e clássicos, nacionais e estrangeiros, além da oficina de cinema de animação. O BNDES patrocina o evento desde 2007.

Uma das novidades do FICI 2008 é a realização do Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Sete curtas-metragens nacionais foram selecionados para fazer parte da "Sessão Prêmio Brasil de Cinema Infantil", que será apresentada no dia 23, no Cine Rosa e Silva. São curtas de animação e não-animação com uso de técnicas variadas. Quatro filmes de países diversos estão fazendo sua pré-estréia no festival. Animações mais conhecidas, como Toy Story e Vida de Inseto, também estão na programação, na "Mostra Disney-Pixar".

A programação completa do festival e informações sobre os filmes podem ser vistas em http://www.festivaldecinemainfantil.com.br/index_rec.php.

Oficina de cinema de animação

Antes ou depois dos filmes, as crianças podem se divertir nas oficinas de cinema de animação, programadas para ocorrer nos dias 22 e 23, no próprio Cine Rosa e Silva. Ali, as crianças terão contato com algumas técnicas de animação, "brincando" de fazer cinema. Painéis expostos no mesmo local da oficina contarão a história (e a pré-história!) da invenção do cinema aos mais crescidinhos.

A festa de abertura do FICI Nordeste será feita no dia 15 de novembro, no mesmo Cine Rosa e Silva. "É uma comemoração simples, com pipoca, balões e palhaços; para as crianças mesmo", explica Flávia Pereira da Costa, da Esmeralda Produções, empresa que organiza o festival, junto com a Copacabana Filmes, produtora da atriz e diretora Carla Camurati.

As escolas no FICI

Este ano, a organização do festival preparou uma programação especial para escolas, com filmes que podem ajudar os professores a abordar alguns conteúdos do currículo escolar.

A equipe do festival criou material pedagógico com sugestões de atividades de apoio divididas por segmento escolar (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e áreas de ensino. Estes "Cadernos de Idéias" estão integrados aos parâmetros curriculares do Ministério da Educação e possibilitam o alcance dos objetivos curriculares por meio da reflexão sobre o que foi visto nos filmes.

O evento paralelo "A Tela na Sala de Aula" também conta com o patrocínio do BNDES. Mais informações em http://www.atelanasaladeaula.com.br.

topo

Notícias

Sala de Imprensa