Atenção: O BNDES e a Finep agradecem o envio de todos os Planos de Negócios. Solicitamos atenção aos próximos passos, descritos nesta página no item: Próximas Etapas.

Objetivos

O PADIQ é uma iniciativa conjunta do BNDES e da Finep que visa o fomento a projetos que contemplem o desenvolvimento tecnológico e o investimento na fabricação de produtos químicos.

Com total de recursos estimado em R$ 2,2 bilhões para as operações contratadas no período de 2016 a 2017, o PADIQ vai coordenar as ações de fomento à inovação e investimentos produtivos, integrando os instrumentos de apoio disponíveis para o financiamento de projetos para a Indústria Química no país.

O primeiro edital do PADIQ será voltado para os seguintes segmentos: aditivos para alimentação animal, derivados do silício, fibras de carbono e seus compósitos, produtos para exploração e produção de petróleo, insumos químicos para higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) e produtos químicos de fontes renováveis de matérias-primas.

Para acesso ao Edital completo, clique aqui (PDF - 346 kB).

Para acesso ao Anexo I - Guia de Preenchimento do Plano de Negócios, clique aqui (PDF - 65 kB).

Para acesso ao ítem 5.2 - Metodologia e Desdobramento dos Projetos (formulário a ser preenchido e anexado na submissão da proposta), clique aqui (ZIP - 110 kB).

Para submissão de propostas, clique aqui.

Para consulta ao resultado preliminar da primeira etapa de seleção dos planos de negócio e indicação dos planos de suporte conjunto, clique aqui (PDF - 39 kB).

Para o primeiro comunicado sobre a alteração do cronograma do Padiq, clique aqui (PDF - 114 kB).

Para o segundo comunicado sobre a alteração do cronograma do Padiq, clique aqui (PDF - 114 kB).

Para acesso ao Resultado Preliminar da Segunda Etapa do Edital do Padiq, clique aqui (PDF - 135 kB).

Para acesso à apresentação do Resultado Preliminar da Segunda Etapa do Edital do Padiq, clique aqui (PDF - 741 kB).

Processo de consulta a parceiros e potenciais clientes

O Acordo de Cooperação firmado entre a Finep e o BNDES prevê uma consulta a parceiros e potenciais clientes empresariais e/ou acadêmicos, a ser realizada antes do lançamento do edital definitivo do PADIQ, permitindo a coleta de opiniões que possibilite contribuir para o sucesso do programa.

Para mais detalhes sobre a consulta a parceiros e potenciais clientes, clique aqui (PDF - 250 kB).

Para acesso ao relatório detalhado sobre os procedimentos, resultados e respostas às consultas, clique aqui (PDF - 1,4 MB)

Workshop de Instrução

O primeiro workshop de instrução para a preparação dos Planos de Negócios das empresas e parceiros interessados nas linhas temáticas do PADIQ foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2015.

Para ver a apresentação do workshop do PADIQ, clique aqui (PDF - 3,9 MB).

Para listagem de empresas e instituições inscritas nos  workshops de instrução, clique aqui (PDF - 30 kB).

As informações sobre o segundo workshop de instrução para a preparação dos Planos de Negócios das empresas e parceiros interessados nas linhas temáticas do PADIQ, que será realizado em 9 de março de 2016, já está disponível. Para mais informações, clique aqui.

Próximas etapas

Como previsto no item 8.2 do Edital de Seleção, o Comitê Avaliador poderá convocar empresas proponentes a participar de reunião presencial, a fim de esclarecer dúvidas acerca dos Planos de Negócios apresentados. As entrevistas serão realizadas no BNDES, no Rio de Janeiro/RJ, em período compreendido entre 06 a 17 de Junho de 2016. A data, o horário e o endereço completo da reunião com cada empresa proponente serão divulgados oportunamente.

Para esta reunião, os proponentes deverão estar preparados para apresentar:

  • resumo executivo do Plano de Negócio em até 15 minutos (com possibilidade de uso de até 5 slides);
  • os documentos mencionados no Plano de Negócio, incluindo:
    1. cartas de demonstração de intenção de testes ou de compra, por empresa demandante, de parcela relevante da produção dos produtos/processos desenvolvidos, caso aplicável;
    2. árvore societária das empresas participantes do Plano de Negócios (proponente e parceiras); e
    3. demonstrativos financeiros dos anos de 2013, 2014 e 2015.

Para cada projeto que contenha pleito de apoio através de recursos não reembolsáveis, os seguintes documentos adicionais:

  • Quadro de usos e fontes, no modelo anexo: clique aqui (XLS - 143 kB);
  • Resposta ao questionário sobre divisão de Propriedade Intelectual entre os partícipes, resultante do projeto. Para as perguntas, clique aqui (DOCX - 17 kB).