Programa Emergencial de Acesso a Crédito – Peac-FGI Solidário

O Programa Emergencial de Acesso a Crédito Solidário - Peac-FGI Solidário foi criado em 2023 pelo Governo Federal para utilização em concessão de garantias no âmbito de ações emergenciais.
O Fundo atua como garantidor nas operações de crédito para Produtores Rurais, Microempreendedores Individuais - MEIs, Micro, Pequenas e Médias Empresas, sendo seu principal objetivo possibilitar a ampliação do acesso ao crédito para esse público, permitindo a manutenção do emprego e da renda, por meio da concessão de garantias, facilitando assim o acesso à linha de crédito.
Nesse contexto, em breve será realizada a reabertura do Peac-FGI Solidário exclusivamente para empresas exportadoras de bens impactados pela imposição das tarifas adicionais decorrentes da ordem executiva de 30 de julho de 2025 sobre exportações brasileiras para os EUA. O Fundo contará com R$ 2,0 bilhões em novos aportes, conforme PLP 168/2025, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional, o que pode alavancar cerca de R$ 20 bilhões de crédito para o setor exportador.
Todos os parceiros credenciados para o FGI PEAC estão aptos a operar o Peac-FGI Solidário. Acesse a Relação de Instituições Financeiras Habilitadas.
Abertura do Programa
O BNDES está trabalhando junto ao Governo Federal, Congresso Nacional e sua rede de bancos parceiros para operacionalizar o Peac-FGI Solidário o mais rápido possível. Para mais novidades, acompanhe este site e os demais canais oficiais de comunicação do BNDES.