BNDES financia exportações da Embraer para o Equador
A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de até US$ 61,6 milhões à empresa Tame – Línea Aérea del Ecuador, na modalidade supplier credit (desconto de títulos de crédito sem direito de regresso). A operação se destina à exportação de três aviões fabricados pela Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A: dois modelos EMB-170 e um EMB-190.
Com capacidade para transportar entre 70 e 118 passageiros, esta nova linha de aviões comerciais teve as entregas iniciadas em março de 2004, após a certificação do EMB-170, de 70 lugares, em fevereiro de 2004. Esta é a primeira exportação desses novos modelos de aeronaves para o mercado sul-americano.
Liderança - Com fábricas no Brasil, Estados Unidos e China, além de escritórios e hangares de manutenção em países dos cinco continentes, a Embraer é a líder mundial de jatos comerciais no segmento de 30 a 120 assentos e está entre as três maiores exportadoras brasileiras.
Na exportação para a empresa Tame, a entrega das duas primeiras aeronaves EMB-170 está programada para este ano; e o EMB-190 para o próximo ano. O contrato prevê que a Tame terá opção de compra de outros dois EMB-170 e mais dois EMB-190, conversíveis em modelos ainda mais avançados – dois EMB-175 e dois EMB-195 – para entrega até três anos após a data de efetividade do contrato atual.
A dívida da Tame será garantida com notas promissórias do principal e juros, cursadas no Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos (CCR) da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).