Principal teatro de Fortaleza é restaurado com apoio do BNDES
· Final das obras será celebrado no dia 4 de novembro
A restauração do Theatro José de Alencar, com patrocínio do BNDES, será celebrada no próximo dia 4 de novembro, sexta-feira, em Fortaleza (CE). As obras tiveram apoio do Banco no valor de R$ 347,5 mil, equivalentes a 74,3% dos gastos totais com o projeto. Inaugurado em 1910, o teatro é ainda hoje uma das principais casas de espetáculo do Ceará, reconhecido como um dos maiores patrimônios artísticos do Estado. Além de seu valor arquitetônico, destaca-se como centro cultural dinâmico, palco para apresentações nacionais e internacionais, além de espaço de pesquisa e difusão artística.
O Theatro José de Alencar conta com projetos que buscam ampliar o acesso da população, em especial dos segmentos de menor poder aquisitivo, o que o coloca como referência no país ao promover a inclusão social por meio da cultura. Em 2004, o teatro recebeu cerca de 213 mil visitantes, recorde em dez anos, dos quais 60% tiveram acesso gratuito. O local funciona em todos os dias da semana, o que permitiu que no ano passado fossem realizados 731 eventos em todo seu conjunto, incluindo 124 apresentações com grupos de outros Estados e 28 de outros países.
Anteriormente, o teatro passou por reformas em 1918, 1938, 1956, 1974 e 1991. Na restauração atual, foram realizados serviços de recuperação de esquadrias, do portão de ferro e do forro; de impermeabilização da laje; de recuperação do revestimento das paredes e dos pisos de madeira e granito; de revisão das instalações hidráulicas; e de recuperação do sistema de ar-condicionado e de instalação elétrica.
O autor do projeto arquitetônico do Theatro José de Alencar foi o engenheiro militar e capitão Bernardo José de Mello, que concebeu uma obra com características dos chamados teatros jardins, composta por múltiplos espaços. Todo o conjunto é formado pelos seguintes ambientes: Saguão e Foyer, Pátio Interno, Jardim, Anexo e Sala de Espetáculo. No bloco frontal, Saguão e Foyer, destacam-se as influências dos estilos coríntio e renascentista. No Pátio Interno, que liga o primeiro bloco à Sala de Espetáculo, é possível vislumbrar uma rica fachada em estilo art noveau, que possui estrutura metálica construída na Escócia.