BNDES contrata patrocínio para restauração do Cine Olinda e do Casarão Lundgren em Pernambuco
"O patrocínio do BNDES está inserido em uma estratégia mais global do governo federal, que é a de associar preservação cultural com revitalização urbana". A afirmação foi feita pelo presidente do BNDES, Demian Fiocca, durante a assinatura nesta terça-feira, dia 30, na sede da prefeitura de Olinda, de dois contratos de financiamento a projetos culturais no município de Olinda, que somam cerca de R$ 2 milhões.
O evento, o primeiro de uma série da agenda de viagem de trabalho que Demian Fiocca cumpre no Nordeste até o próximo dia 2, contou com as presenças da prefeita de Olinda, Luciana Santos, do diretor da Área de Inclusão Social do BNDES, Elvio Gaspar, do diretor-presidente do Instituto de Planejamento de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (Ipad), Antonio Fernando Barros, e do superintendente-regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),Frederico Almeida, entre outras autoridades. A agenda de viagem de trabalho que Fiocca cumpre no Nordeste até o próximo dia 2.
"Nós, da prefeitura popular de Olinda, reconhecemos o papel estratégico que o BNDES cumpre para o desenvolvimento econômico autônomo do Brasil", ressaltou a prefeita Luciana Santos, ao agradecer o apoio do BNDES.
O primeiro projeto destina-se à restauração das instalações do Cine Olinda, que voltará a funcionar como cinema (o único de Olinda) e também como centro de convenções, uma antiga demanda local. O segundo projeto prevê a restauração do Casarão Lundgren, onde será criado o Centro de Memória de Olinda, reunindo o arquivo histórico e o museu da cidade. O Cine Olinda e o Casarão Lundgren fazem parte do sítio histórico de Olinda, tombado pelo IPHAN.
Os dois projetos estão situados no bairro do Carmo, que será totalmente revitalizado no âmbito do Programa BID-Monumenta, desenvolvido pelo Ministério da Cultura em parceria com a prefeitura. Por sua importância no conjunto do patrimônio nacional - reconhecida como patrimônio da humanidade pelo Unesco - Olinda foi escolhida pelo BNDES - juntamente com Ouro Preto e Rio de Janeiro - para ser uma das três cidades-pólo que concentrarão, no biênio 2005-2006, a maior parte dos projetos a serem apoiados pelo Banco no âmbito do seu programa de patrocínio à preservação do patrimônio histórico brasileiro.
Cine Olinda - O objetivo do financiamento do BNDES é equipar as instalações do antigo Cine Olinda, construído em 1936 como parte do processo de ocupação da orla marítima iniciado no começo do século XX. O projeto prevê uma sala principal com 320 lugares, quatro salas de múltiplo uso com capacidade de 40 pessoas cada, café, instalações sanitários, camarins e de depósito. Incluiu ainda a execução de projeto de acústica, adaptação de instalações elétricas, climatização, mobiliário, equipamentos de projeção, som e iluminação.
Casarão Lundgren - Conhecido como Casarão Lundgren, o prédio é uma casa senhorial em estilo classista, construída no final do século XIX. A edificação, ‘tombada pelo IPHAN, faz parte do sítio histórico de Olinda. O objetivo do financiamento do BNDES é a restauração do Casarão e nele estabelecer um centro de preservação e divulgação da história de Olinda.
O imóvel restaurado receberá o Arquivo Público Municipal e o Museu de Imagens da Cidade, que constituirão o Centro de Memória de Olinda.