13 de agosto de 2008
BNDES financia com R$ 91,3 milhões instalação da PCH Santa Luzia em SC
A instalação de uma Pequena Central Hidrelétrica em Santa Catarina, a PCH Santa Luzia Alto, a ser instalada no Rio Chapecó, entre os municípios de São Domingos e Ipuaçu, será possível graças a aprovação de financiamento no valor de R$ 91,3 milhões. O projeto vai gerar 600 empregos diretos durante as obras. Os recursos do BNDES representam 67% do investimento total e serão repassados pelo Banco do Brasil.
O empreendimento, que está a cargo do grupo Gomes Lourenço - cuja empresa-âncora é a Construtora Gomes Lourenço -, compreende a instalação da PCH, além da construção do respectivo sistema de transmissão associado. Trata-se do segundo projeto do tipo encampado pelo grupo, que tem iniciativa semelhante (a PCH Piedade), já em execução no Estado de Minas Gerais.
A PCH Santa Luzia Alto, cuja potência instalada será de 28,5 MW, possui licença de instalação emitida pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA) do Estado de Santa Catarina. O licenciamento da linha de transmissão ainda não foi emitido porque há duas alternativas de traçado, que estão sob estudo, a ser concluído em dezembro deste ano. Assim, o repasse de recursos pelo BNDES está condicionado à apresentação das licenças de instalação devidas em nome da Santa Luzia Energética S.A.
Na primeira etapa de construção da unidade o projeto vai gerar 600 empregos diretos. Na fase operacional, prevista para janeiro de 2010, a PCH Santa Luzia ALTO será responsável por cinco novos postos de trabalho. O apoio do BNDES acontece em um momento favorável aos investimentos em infra-estrutura, entre os quais se insere o estímulo à energia renovável. Nos primeiros seis meses deste ano, os desembolsos para infra-estrutura cresceram 83,1%, em relação ao mesmo período do ano passado, e devem, inclusive, superar os empréstimos à indústria até o fim do segundo semestre.