BNDES lança programa para capitalização de empresas de bens de capital e autopeças
O BNDES aprovou a criação do programa BNDES - Procap BK, Componentes e Autopeças, voltado para a capitalização das micro, pequenas e médias empresas fabricantes de bens de capital, componentes e autopeças, constituídas sob a forma de Sociedades Anônimas (S.A.).
O BNDES aprovou a criação do programa BNDES - Procap BK, Componentes e Autopeças, voltado para a capitalização das micro, pequenas e médias empresas fabricantes de bens de capital, componentes e autopeças, constituídas sob a forma de Sociedades Anônimas (S.A.). A capitalização dessas empresas se dará por meio do financiamento à compra de ações pelos empregados.
O programa, pioneiro no Banco, vai financiar a aquisição de ações (prioritariamente ações PN) pelo trabalhador da empresa, em valor equivalente a até 30% do capital social da companhia.
Adicionalmente, os sócios controladores também poderão adquirir ações da empresa controlada, em montante equivalente a até um terço do total adquirido pelos empregados (10% do capital social).
O BNDES - Procap BK, Componentes e Autopeças terá dotação orçamentária de R$ 2 bilhões para financiamentos contratados até 31 de dezembro de 2012.
O preço das ações será fixado com base no valor patrimonial da companhia. O Programa destina-se a empresas com Receita Operacional Bruta (ROB) de até R$ 300 milhões por ano.
Com isso, além de permitir o fortalecimento da estrutura patrimonial das empresas do setor, o Procap BK e Componentes de Autopeças vai garantir a participação dos empregados nos ganhos de produtividade da empresa.
As condições financeiras do novo programa serão TJLP (atualmente em 6% ao ano), mais 1% ao ano de spread básico e até 3% ao ano de remuneração do agente financeiro. O prazo máximo de amortização do financiamento é de 10 anos, sendo até 1 ano de carência.
O Programa está em fase final de regulamentação e será operado pelo BNDES por meio da rede de agentes financeiros credenciados.