Coutinho participa de evento da Alide que premiou Fundo Amazônia
Em palestra nesta quinta-feira, dia 13, na 40ª Reunião Anual da Assembleia Geral da Alide (Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento), realizada em Fortaleza, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, voltou a ressaltar a importância dos bancos de desenvolvimento no enfrentamento da crise financeira internacional e na manutenção de investimentos.
“A política de concessão de crédito dos bancos de desenvolvimento foi decisiva para o crescimento da América Latina este ano”, disse Coutinho, citando previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), que apontam para crescimento da região de 4,7% em 2010. Ele destacou três questões fundamentais para o desenvolvimento da região no pós-crise: acesso a crédito, ênfase em investimento em inovação e em meio ambiente.
Coutinho observou que, no Brasil, o problema hoje não é se a economia vai, ou não, crescer. “O problema agora é como moderar o ritmo de crescimento médio do País”, afirmou, referindo-se ao anúncio do governo de adoção de medidas para conter gastos e, consequentemente, evitar subida da inflação.
Participaram do evento, o governador do Ceará, Cid Gomes; o presidente do BNB e da Alide, Roberto Smith; e representantes de bancos de desenvolvimento da América Latina, do Caribe, da Europa e da Ásia.
Prêmio - Nesta sexta-feira, ainda na programação do evento, foi entregue o Prêmio Alide 2010 – Buenas prácticas en las Instituciones Financieras de Desarrollo. O Fundo Amazônia venceu na categoria Alide Verde, criada este ano. Em 2008, o Banco ganhou o Prêmio Alide na categoria Produtos Financeiros, com o Cartão BNDES.
Para acessar a apresentação feita por Coutinho durante a palestra, clique aqui.