Com apoio do BNDES, ICMBio lança consulta pública de concessão do Parque Nacional da Serra da Bodoquena
Até fevereiro, interessados podem tirar dúvidas e fazer sugestões ao projeto de concessão do parque, localizado no sudoeste do MS

Foto: Miguel Von Behr
Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio publicou, nesta segunda-feira (21), consulta pública para a concessão do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, localizado na região sudoeste do Mato Grosso do Sul. Até 17 de fevereiro de 2023, qualquer interessado poderá consultar documentos, encaminhar dúvidas e dar sugestões sobre o projeto que vai ampliar os serviços de apoio à visitação de atrativos e instalações.
Os documentos da Consulta Pública estão disponíveis aqui.
A audiência pública para debate com os diversos atores interessados no projeto será realizada até fevereiro de 2023. Os investimentos no Parque Nacional da Serra da Bodoquena vão modernizar as trilhas para caminhadas, escalada e decks para banho de rio, além de criarem novos atrativos e serviços para os futuros visitantes.
Sobre o parque – O Parque Nacional Serra da Bodoquena está localizado na região turística de Bonito, nos municípios de Bonito, Bodoquena e Jardim. Por possuir uma riqueza característica de zona de transição de cerrado e mata atlântica, tendo em seu entorno o Pantanal e não muito distante o Chaco Paraguaio, o Parque destaca-se como unidade de conservação na região sudoeste do Mato Grosso do Sul. Seus mais de 76 mil hectares de extensão possuem potencial para o desenvolvimento de diversas atividades turísticas, tais como caminhadas de curto e longo curso, banhos de rio, canoagem, escalada, trilha aquática, mountain bike e observação de pássaros.
Sobre o BNDES — Ao longo de seus 70 anos de história, o BNDES foi o principal instrumento de Governo para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira, além de ser um dos principais financiadores de micro, pequenas e médias empresas do país. O Banco também tem importante atuação anticíclica em momentos de crise, como um dos formuladores das soluções para a retomada do crescimento da economia. Atualmente, o BNDES atua com foco na criação e manutenção de empregos, na melhoria dos serviços públicos do Brasil, como educação, saúde e saneamento, além de apoiar o país na transição justa para uma economia neutra em carbono. Temos como propósito transformar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável.