Parceria BNDES, Grupo PSA, Sesi e Senai, laboratório para inovação é inaugurado em Niterói (RJ)
Projeto social do Grupo PSA, em parceria com SESI/SENAI, é realizado com o apoio da linha BNDES ISE (Investimentos Sociais de Empresas). Iniciativa atenderá 160 jovens em ambiente voltado à educação para a inovação e desenvolvimento de projetos

Vinícius Magalhães/Firjan
Máquina de corte laser em operação no Senai FabLab de Niterói
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) participou, nesta sexta-feira, 24, da inauguração do Senai FabLab de Niterói. O espaço foi inaugurado em parceria com o Grupo PSA, com o apoio da linha BNDES ISE (Investimentos Sociais de Empresas). O laboratório é um ambiente voltado à educação para a inovação, com ferramentas que permitem a criação de projetos e sua consequente materialização na forma de protótipos.
No local, além dos cursos oferecidos pelo Senai, será desenvolvido ainda um projeto social – chamado Senai FabLab Social –, também fruto desta parceria e com o apoio do BNDES ISE. O objetivo será promover a inclusão social de jovens carentes de forma qualificada, buscando desenvolver habilidades sociais e competências profissionais, e aumentando potencial de empregabilidade.
Este projeto social foi implantado nos laboratórios disponibilizados pelo SENAI e a principal proposta de utilização desses ambientes é desenvolver soluções para os desafios sociais identificados nas comunidades de origem dos participantes.
O projeto atenderá 160 jovens, a partir dos 16 anos, residentes em comunidades carentes de Niterói e Resende (RJ), sendo 80 alunos do ensino médio da rede pública e 80 alunos de cursos do SENAI. Todos os alunos participantes, tanto da rede pública quanto do SENAI, serão capacitados no curso “Assistente de Projetos FabLab”, com carga horária de 180 horas, competências de pesquisa, ideação e prototipagem de soluções.
FabLab – O conceito de FabLab surgiu há dez anos no MIT (Massachusetts Institute of Tecnology). Atualmente, cerca de 450 laboratórios localizados em 60 países compõem a chamada rede FabLab.
Os FabLabs são centros de pesquisa e produção que utilizam máquinas de última geração e tecnologias digitais para criar objetos, produzir outras máquinas e fazer experimentos sem depender da escala industrial. O foco dos laboratórios é a invenção e a inovação. No SENAI FabLab, os estudantes terão acesso a equipamentos como a impressora 3D, as máquinas de corte a laser, entre outros. No Rio de Janeiro, o SENAI já conta com outros três laboratórios do tipo, além do de Niterói. Em 31 de março, será inaugurado o de Resende.