Restauração arquitetônica e artística da igreja, em complemento às obras realizadas pelo Iphan
Projeto do arquiteto italiano Antonio Landi, a construção da Igreja de Santana foi iniciada em 1760 para abrigar a paróquia do bairro da Campina, em Belém do Pará. A obra, no entanto, só foi finalizada mais de vinte anos depois, em 1782, por causa de sua complexidade e da falta de recursos.
De estilo barroco italiano tardio, porém já antecipando características do neoclássico, o projeto de Landi tem planta em cruz grega e capela-mor retangular, além de uma cúpula central, algo raro nas igrejas brasileiras. Suas torres laterais, bem como novos altares, só foram acrescentados ao projeto anos mais tarde.
Em 2002 a igreja encontrava-se em mau estado de conservação e o Iphan iniciou uma obra com o objetivo de reverter os danos e recuperar o edifício. Em 2005, o BNDES complementou a restauração do Iphan, apoiando a execução de serviços arquitetônicos e o restauro artístico dos elementos móveis e integrados.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.