Revitalização das ruínas do engenho e mapeamento de sítios arqueológicos da região
As Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos estão localizadas na divisa dos municípios de Santos e São Vicente, no estado de São Paulo, e compõem um sítio arqueológico. Administrado pela Universidade de São Paulo, o monumento se enquadra na tipologia de museu a céu aberto, sendo o único engenho de açúcar que ainda preserva reconhecida autenticidade em suas edificações. Estima-se que o engenho tenha sido construído em 1534, o que torna o monumento a mais antiga evidência física preservada da colonização portuguesa no Brasil.
O apoio do BNDES teve como objetivo desenvolver um programa voltado à conservação e à ampla disponibilização do equipamento cultural, de modo a ampliar sua vocação turística e o acesso a visitantes e estudantes mediante três ações principais: construção de passarelas, plataformas e torre-mirante, que permitirão o trânsito de visitantes, evitando o pisoteamento do lugar; produção de espetáculo de som e luz, com projeções sobre as estruturas das ruínas, recontando sua história; e mapeamento dos sítios arqueológicos da região.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.