Reconstrução e restauro do Casarão do Valongo para criação do Museu Pelé
A construção do Casarão do Valongo teve início em meados do século XIX, no centro histórico de Santos, em São Paulo. O edifício ocupa todo um quarteirão na zona portuária da cidade, e já foi sede da Câmara e da Prefeitura de Santos. Dois grandes incêndios nos anos de 1985 e 1992, alguns desabamentos e décadas de abandono danificaram drasticamente a sua estrutura. O apoio do BNDES contribuiu para o restauro e a reconstrução do casarão, ambiente escolhido para sediar o Museu Pelé em função da ligação do jogador com o time do Santos Futebol Clube.
Inaugurado em 2014, o local tem como objetivo narrar e guardar a trajetória de sucesso e a memória do “rei do futebol”. Para isso, expõe um acervo repleto de itens que contam a história pessoal e profissional do ex-jogador. Fotografias, objetos com troféus e taças, vídeos e outros, além de recursos tecnológicos ajudam a compor o cenário das exposições permanente e temporárias que integram o museu.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.