O Teatro Álvaro de Carvalho, localizado em Florianópolis, foi idealizado por um grupo de pessoas ligadas à área cultural da região, que queria prover a cidade, ainda chamada Nossa Senhora do Desterro, de um moderno teatro. Sua pedra fundamental foi lançada em 1857, mas devido à falta de recursos o edifício só ficou pronto quase vinte anos depois, sendo inaugurado oficialmente em setembro de 1875 com o nome de Teatro Santa Isabel, em homenagem à Princesa Isabel.
Mesmo após sua inauguração, o espaço continuou tendo dificuldades para ser mantido e conservado. Durante um tempo o monumento ficou abandonado, sendo utilizado até como prisão, para abrigar os revoltosos da Revolução Federalista de 1893. Em 1894, em função da proclamação da República, não só a cidade mudou de nome para Florianópolis, em homenagem ao presidente Floriano Peixoto, como também o teatro teve seu nome modificado para Teatro Álvaro de Carvalho, em tributo ao militar morto na Guerra do Paraguai, que é considerado, ainda, o primeiro dramaturgo catarinense.
Em 1955, o monumento foi totalmente reconstruído, sendo pouco de sua aparência original mantida. No foyer, duas grandes telas do artista plástico Martinho de Haro podem ser admiradas e, no acesso às escadarias, dois vitrais mostram cenas folclóricas e populares. Atualmente o espaço é gerido pela Fundação Catarinense de Cultura e mantém programação regular de peças de teatro, dança e música. O apoio do BNDES objetivou sua restauração arquitetônica e artística, inclusive a modernização das instalações prediais da edificação.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.