Obra do capitão e engenheiro militar Bernardo José de Melo, o Theatro José de Alencar foi inaugurado em junho de 1910 no centro de Fortaleza, com características dos chamados teatros-jardim, compostos por múltiplos espaços. O conjunto arquitetônico é formado por saguão e foyer, que constituem seu bloco frontal; um anexo que abriga o Teatro Morro do Ouro, com espaço para noventa pessoas; um pátio interno a céu aberto de onde é possível visualizar a bela fachada art nouveau do teatro, de estrutura metálica; e a sala de espetáculos, marcada pelo trabalho em ferro fundido nos gradis das frisas e dos camarotes, além de pisos em mosaicos e tábuas de ipê. Por fim, um amplo jardim, projeto do arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx, apresenta diversas plantas nativas do Ceará.
Além de ser uma das principais casas de espetáculos do estado, palco de apresentações nacionais e internacionais, também é um espaço de pesquisa e difusão artística. Conta com projetos de promoção de inclusão social, buscando ampliar o acesso da população à cultura. O apoio do BNDES objetivou a conservação e o restauro dos elementos arquitetônicos e artísticos do teatro e a modernização de suas instalações prediais.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.