Museu da Natureza reúne fósseis e dados sobre a evolução da natureza na região do Parque Nacional da Serra da Capivara
Publicado em 07.11.2019

Localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de Coronel José Dias, no Piauí, o Museu da Natureza foi inaugurado em dezembro de 2018. Para sua construção, a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) – entidade civil criada na década de 1970 para preservar o Parque Nacional Serra da Capivara e seu acervo – recebeu apoio não reembolsável no valor de R$ 13,7 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o correspondente a 68% do valor total do projeto.
Em formato espiral, com dois pavimentos e uma área total de 4 mil m², o Museu da Natureza está localizado próximo ao Centro de Visitantes do parque. Com uma construção de aço e vidro, o espaço abriga uma coleção de fósseis da macrofauna que ocupava a região e que sobreviveu às mudanças climáticas ocorridas há cerca de 10 mil anos. Parte do acervo é composto por espécies descobertas na região, enquanto outra parte, por animais que hoje só existem no Bioma Amazônia. O museu oferece ainda uma série de experiências interativas aos visitantes, com diferentes recursos tecnológicos, como projeções e realidade aumentada, e conta com auditório, sanitários, restaurante, loja, reserva técnica e instalações administrativas.

Guidon ressaltou a importância do apoio do Banco para a construção do museu: “Esse é o resultado do trabalho conjunto de muitas pessoas que querem ver o Brasil avançar e progredir culturalmente”.
Declarado patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1991 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 e está localizado no sudeste do Piauí, a cerca de 500 km de Teresina e pouco mais de 300 km de Petrolina, Pernambuco. As duas cidades são as mais próximas à atração com voos regulares. Em meio à uma planície dominada pela caatinga e por planaltos de arenito, seus 129 mil hectares e 214 km de perímetro ocupam parte dos municípios de São Raimundo Nonato (maior centro urbano da região), João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. São mais de mil sítios, dos quais aproximadamente 200 estão abertos à visitação. Os destaques são as pinturas rupestres pré-históricas – algumas com mais de 25 mil anos –, características da região.