UTI neonatal e psiquiatria humanizada 100% pelo SUS
Publicado em 08.11.2019
Hospital Materno-Infantil Dr. Jeser Amarante Faria foi um dos cinco modernizados em Santa Catarina com apoio do BNDES

De sete para vinte leitos de UTI neonatal. Uma nova ala para tratamento psiquiátrico infanto-juvenil que se tornou referência nacional. É assim o Hospital Materno-Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (HJAF) desde 2018, quando uma modernização da unidade — financiada pelo BNDES com R$ 14,4 milhões — foi entregue à população de Joinville e cidades vizinhas.
O projeto integra uma série de investimentos em saúde apoiados pelo Banco desde 2007 em 16 estados brasileiros e que somam R$ 2,5 bilhões. Em Santa Catarina, além do HJAF, mais quatro unidades hospitalares foram ampliadas ou modernizadas com recursos do banco de desenvolvimento brasileiro.
A unidade de Joinville atende hoje à demanda de aproximadamente 25 municípios das regiões norte e nordeste do estado. Apenas no pronto-socorro são cerca de seis mil atendimentos por mês. Na área ambulatorial, cinco mil consultas em mais de 25 áreas. Já a UTI Neonatal atende cerca de 45 bebês e a urgência psiquiátrica do hospital realiza em torno de trinta atendimentos por mês. Tudo pelo Sistema Único de Saúde e de graça.

De acordo com dados da Ouvidoria do Hospital Materno-Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, que integra a rede pública da Secretaria de Saúde do Estado, o nível de satisfação geral dos clientes supera 95%. Para a psicóloga Thuiany Perrony, do time de psiquiatria do HJAF, o segredo pode estar na estrutura mais ampla e humanizada, que “ajuda na estabilização do paciente, traz qualidade para a equipe e confiança para os pais”.
O psiquiatra Daniel Rufato reforçou a importância de instalações adequadas para o sucesso do tratamento psiquiátrico.

Conheça a equipe do hospital, as mães de pacientes e veja as novas instalações:
Os serviços executados com os recursos do financiamento contemplaram a reforma e modernização das instalações existentes, a adequação da Unidade Hospitalar às exigências do Corpo de Bombeiros, a completa reestruturação do Centro Obstétrico para a inclusão de 20 novos leitos de UTI, a criação das alas de internação e convivência psiquiátrica, e a aquisição de equipamentos médico-hospitalares e mobiliário, como o aparelho de tomografia computadorizada. O espaço psiquiátrico redimensionado, com espaços adequados e adaptados conforme requisitos técnicos para estas especialidades, representa referência nacional de atendimento para o público infanto-juvenil.