FUST - Escolas Públicas
Como uma das principais prioridades do Fundo, o apoio do BNDES à conectividade das escolas públicas se dá por meio de:

- Recursos não reembolsáveis (por meio de edital de seleção pública): para financiar a construção de rede interna e prestação de serviços de conectividade por 24 meses em escolas selecionadas pelo CGFust situadas em áreas com infraestrutura de fibra óptica; e
- Crédito: para financiar, com rebatimento de taxas, a construção de redes de telecomunicações até escolas situadas em áreas desprovidas de infraestrutura de fibra óptica, instalação de rede interna, e prestação de serviços de conectividade, por 24 meses.
Veja a seguir os resultados da ação do BNDES desde agosto de 2023.
Como navegar:
1. Clique nos gráficos para filtrar os projetos. 2. Posicione o mouse sobre um dos pontos do mapa e tenha informações de um projeto específico. Clique para filtrar a respectiva lista de escolas apoiadas na localidade. 3. Use a barra de rolagem ao lado da lista de escolas para visualizar a relação completa.
Além dessas duas alternativas voltadas para conectividade de escolas, outras ações do FUST estão orientadas a este objetivo, como os investimentos feitos pelas prestadoras de serviço de telecomunicações em escolas com base no benefício fiscal previsto no artigo 6º-A da Lei 9.998/2000. Os resultados de todas as ações do FUST para escolas podem ser obtidos em painel específico da Anatel.
Histórias com o FUST
Veja o impacto do FUST em algumas escolas/municípios que foram beneficiadas pelo acesso à internet por meio de provedores apoiados pelo Fundo.
Aranet Play
Provedor: Aranet Play.
Beneficiados: 14 escolas em 5 municípios do Tocantins.
Vídeo produzido e cedido pela empresa Aranet Play.
Coprel
Provedor: Coprel Telecom.
Beneficiados: 60 escolas em 33 municípios do Rio Grande do Sul.
Vídeo produzido e cedido pela cooperativa Coprel Telecom.