Restauração Ecológica

Sustenta a Mata (SP, PR e SC)

 

130 hectares de restauração


Nome
Sustenta a Mata: Preservando Florestas, Desenvolvendo Comunidades

Responsável
Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC)

Abrangência Territorial
Municípios de Cananeia, Cajati e Barra do Turvo (SP); Turvo (PR); e Caçador (SC)

Valor 
R$ 1.705.000,00

Objetivo
Reflorestamento de 130 hectares com espécies nativas em áreas localizadas em unidades de conservação (UC) de uso sustentável e em áreas de preservação permanente (APP) ciliares situadas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Trabalhando nessas áreas, o projeto pretende envolver as comunidades tradicionais que vivem associadas a reservas florestais, os pequenos produtores que buscam meios de preservar as florestas ciliares em suas propriedades e a população da região em geral.

 

Principais ações


Mudas provenientes de viveiros próximos aos sítios selecionados para garantir que elas sejam oriundas de plantas adaptadas às condições
ambientais regionais.

Realização de oficinas e atividades com a participação de 43 aprendizes selecionados nas comunidades rurais do entorno do projeto.


Contratação de 25 pessoas das comunidades locais para implementação da restauração e monitoramento das áreas, e geração de 75 postos de trabalho em outras atividades associadas ao projeto (coleta de sementes, produção de mudas, venda de insumos etc.), contribuindo para a fixação do homem no campo.

Difusão de tecnologias de manejo sustentável,  com a elaboração de uma publicação em parceria com a Embrapa Florestas, com o objetivo de contribuir para a difusão dos dados e das técnicas utilizadas.


Seleção das espécies em conjunto com a comunidade, para que a exploração futura atenda às necessidades de ecoturismo associadas à região, como produção de mel, madeira para a construção de cercos (produção de ostras) e para as demandas comunitárias.

 

Vídeo


 

Mapa


 

 

Fotos


 
Central de atendimento 0800 702 6337 - Ouvidoria 0800 702 6307