Economia da cultura


Desde 1995, o BNDES apoia de forma sistemática ações na área da cultura, notadamente em patrimônio histórico, acervos, cinema e nas cadeias produtivas do audiovisual e editorial.

A estruturação da cadeia produtiva do audiovisual

O BNDES está apto a participar de toda a cadeia produtiva do audiovisual, incluindo produção, distribuição, infraestrutura e expansão e descentralização das salas de exibição do país. Para tanto, dispõe de instrumentos financeiros específicos, como os financiamentos do Programa BNDES Procult, os investimentos em Fundos de Investimento da Indústria Cinematográfica (Funcines) e os Editais de Cinema.
Nesse escopo, o destaque operacional do ano de 2011 foi o projeto Redecine Irajá. Trata-se da implantação de um complexo de seis salas de cinema totalmente digital, localizado no bairro do Irajá, subúrbio do Rio de Janeiro. O projeto foi apoiado no âmbito do programa Cinema Perto de Você, em ação coordenada entre a Agência Nacional de Cinema (Ancine), que aportou recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, e o BNDES, que por sua vez utilizou recursos do programa BNDES Procult. Por meio dessa iniciativa, pretende-se ampliar e descentralizar o parque exibidor brasileiro, expandindo a oferta de serviços culturais a uma parcela maior da população.

Apoio à preservação do patrimônio histórico nacional

A utilização de aplicações não reembolsáveis dedutíveis como incentivos fiscais (Lei Rouanet) e de recursos do Fundo Cultural viabiliza ao BNDES a implementação de projetos de preservação do patrimônio cultural. Desde 1997, já foram destinados cerca de R$ 142 milhões a projetos de preservação e restauro de edificações, o que consolidou a posição do BNDES de maior promotor da conservação do patrimônio cultural brasileiro. Desde 2010, uma mudança de abordagem fez com que os projetos de patrimônio passassem a ser analisados sob um viés de desenvolvimento. O objetivo é, além de recuperar o patrimônio, estimular e facilitar o usufruto do bem restaurado, promover sua melhor utilização pela sociedade e promover o maior dinamismo econômico local, tornando o patrimônio histórico uma âncora para o desenvolvimento institucional, econômico, turístico e urbano da localidade onde se encontra.

Sob essa nova ótica, destaca-se o projeto integrado realizado na cidade de Tiradentes (MG), em estruturação desde 2009. Em 2011, foi contratada uma importante operação que envolveu a restauração de três das principais igrejas do município (Capela de São Francisco de Paula, Igreja de Nossa Senhora do Pilar do Padre Gaspar e Igreja de Nossa Senhora das Mercês), com o intuito de melhorar suas instalações físicas, potencializar seus usos para a comunidade local e promover o desenvolvimento do seu entorno.

Edital de acervos

Também com recursos de natureza não reembolsável oriundos do Fundo Cultural, o BNDES desenvolve desde 2004 o Programa de Preservação de Acervos, destinado a ações de preservação de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos de relevância cultural e histórica. O programa é operacionalizado por meio de edital público de seleção bianual.

Em 2011, foram anunciados os resultados de mais um edital, com a divulgação de um cadastro reserva de projetos a serem contratados até o ano de 2013. A principal novidade foi a criação da modalidade Âncora, que busca replicar o apoio em diversos pontos de uma rede de ação ou por meio de acervos aglutinados por algum elemento comum (temática; geográfico; necessidade de ações comuns de preservação).

Turismo

Por meio do programa ProCopa Turismo, o BNDES financia a construção, reforma, ampliação e modernização de hotéis, de forma a aumentar a capacidade e qualidade da hospedagem para a Copa do Mundo de 2014. Essa iniciativa faz parte de um esforço conjunto com o Governo Federal para preparar o Brasil para esse evento. O programa procura estimular a sustentabilidade oferecendo condições especiais caso os empreendimentos apresentem certificados de construção sustentável ou eficiência energética. Em 2011, foram contratadas três operações no valor de R$ 58 milhões.