Renda variável


O BNDES atua em renda variável, em complemento a seus produtos de financiamento, por meio de sua subsidiária integral BNDES Participações S.A. – BNDESPAR.

A BNDESPAR apoia empresas brasileiras de capital aberto ou fechado que possam ingressar no mercado de capitais, por meio da subscrição de ações, debêntures conversíveis ou permutáveis, cotas de fundo de investimento e outros valores mobiliários.

O suporte da BNDESPAR está presente em todos os estágios de crescimento das companhias. Para as empresas semente, há o Fundo de Capital Semente, Criatec. No caso de empresas nascentes e iniciantes, a BNDESPAR apoia os fundos de venture capital. Já os investimentos em empresas emergentes são feitos por meio dos fundos de private equity. No fim de 2011, a BNDESPAR participava, como cotista, de 31 fundos de investimento, por meio dos quais apoiava 133 empresas. A figura a seguir ilustra a cadeia de crescimento das empresas e as respectivas modalidades de apoio.

Empresas semente: capital semente. Empresas nascentes e empresas iniciantes: apoiadas através de fundos de venture capital. Empresas emergentes e empresas maduras: apoio por meio de fundos de governança private equity. Empresas maduras: oferta pública inicial. Mercado de capitais: ofertas secundárias.

Clique na imagem para ampliá-la.
 

As empresas que já são de capital aberto podem obter apoio por meio de operações privadas estruturadas, que contam com flexibilidade de produtos, ou da participação da BNDESPAR em ofertas públicas.

A atuação da BNDESPAR segue as diretrizes estratégicas do Sistema BNDES e visa apoiar os processos de capitalização, desenvolvimento, consolidação e internacionalização de empresas brasileiras e o reforço de suas estruturas de capital, induzindo a adoção das melhores práticas de sustentabilidade, o fortalecimento da capacidade inovadora e da governança empresarial. As participações societárias são sempre de caráter minoritário, com especial atenção para a formação de liquidez dos ativos, visando à reciclagem dos recursos.

Outro importante aspecto diz respeito ao fortalecimento e à modernização do mercado de capitais brasileiro, por meio do acréscimo da oferta de valores mobiliários, do desenvolvimento de novos produtos para os investidores e da democratização da propriedade do capital de empresas. A BNDESPAR tem contribuído para o aumento do volume negociado em bolsa, com R$ 16 bilhões monetizados via mercado nos últimos cinco anos.

Para receberem apoio por meio de instrumentos de renda variável, as companhias postulantes devem apresentar perspectivas adequadas de retorno para o investimento, em condições e prazos compatíveis com o risco e a natureza de sua atividade. A estratégia de gestão da carteira de renda variável é baseada na criação de valor a longo prazo e na otimização da relação risco/retorno do portfólio.

A flexibilidade para operar com produtos de renda variável amplia a disponibilidade de instrumentos e mecanismos para apoiar empresas nacionais, em especial em momentos de maior aversão ao risco, por meio de uma estratégia anticíclica em conformidade com o papel de um banco de desenvolvimento. Em muitas ocasiões, o meio mais adequado para dar suporte a essas companhias é a participação acionária, que pode ser combinada com financiamento (operações conjugadas).

As operações de investimento da BNDESPAR são realizadas a custos de mercado, tendo como origem principal de recursos os próprios retornos de sua carteira de ativos (dividendos e juros sobre capital próprio de participações acionárias, juros recebidos de debêntures, bem como os desinvestimentos), além das captações por meio das emissões de debêntures simples no mercado doméstico.

O principal ativo da BNDESPAR é sua carteira de títulos e valores mobiliários, composta por ativos de emissão de grandes empresas, pequenas e médias empresas e por cotas de fundos de investimento. Nos últimos cinco anos, o valor de mercado dessa carteira representou entre 20% e 25% dos ativos totais do Sistema BNDES, tendo o lucro da BNDESPAR representado em média 50% do lucro consolidado do BNDES.