Projetos estratégicos corporativos


Na implantação do planejamento, destaca-se a constituição de uma carteira anual de projetos estratégicos corporativos, construída e alinhada periodicamente, com as iniciativas mais relevantes para as prioridades do BNDES e do país. Tais iniciativas também devem ter grande capacidade de mobilizar e influenciar a atuação de diferentes áreas do Banco.

Em 2011, foram executados sete projetos finalísticos, orientados para ampliar a capacidade do Banco de contribuir para o desenvolvimento, e nove projetos de gestão, voltados para aprimorar as práticas de gestão do Banco, com destaque para o Programa de Excelência em Gestão e para o Projeto AGIR.

Os sete projetos finalísticos abordaram as temáticas da inovação, micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), economia de baixo carbono, gestão pública, erradicação da pobreza, equipamentos para mobilidade urbana e fortalecimento empresarial em setores intensivos em conhecimento.

Programa de Excelência em Gestão

O compromisso com a excelência está expresso na visão e nos valores do BNDES. Em virtude da importância do tema e da necessidade de promover sua disseminação por toda a instituição, foi lançado em 2011 o Programa de Excelência em Gestão (PEG).

A proposta central do programa é coordenar os esforços de aperfeiçoamento da gestão, por meio da execução de projetos relacionados aos seguintes temas: governança, estratégia, clientes e cidadãos, sustentabilidade, informações e conhecimento, pessoas e processos.

O programa contou ainda com várias iniciativas de sensibilização, visando mobilizar todos os empregados e criar um ambiente favorável para a melhoria contínua e a inovação nas práticas de gestão do BNDES.

Os primeiros efeitos das ações já se refletem em diversas atividades e alguns resultados da instituição, os quais poderão ser observados na leitura deste relatório, entre estes, o próprio aprimoramento da abordagem e estrutura deste documento e a sistematização de indicadores de sustentabilidade. 

Projeto AGIR

A adoção de um modelo de gestão integrada é uma decisão estratégica no apoio às tomadas de decisões corporativas. Gestão integrada deve ser entendida como um conjunto de iniciativas para inter-relacionar, de maneira eficiente e eficaz, os processos de negócios adotados pelas empresas. Iniciado em 2005, o Projeto AGIR – um dos projetos estratégicos corporativos do BNDES – tem por objetivo definir e implementar uma solução de gestão integrada de recursos para o BNDES, materializada, principalmente, pela documentação, normatização, controle e otimização de seus processos de negócio, e pelo alinhamento da tecnologia de informação para suportá-los. Essa solução atenderá aos processos de negócio do Banco, em especial os envolvidos na cadeia de concessão de apoio financeiro. Com essa implementação, espera-se aperfeiçoar o modelo de negócios do Banco, expressos com maior transparência, agilidade e integração.

A implementação do projeto foi estruturada em programas, com destaque para os três relatados a seguir.

Programa Aplicativos de Mercado

Em 2011, foi concluída a primeira grande etapa de implementação do Projeto AGIR. O projeto colocou no ar os primeiros módulos do Sistema de Gestão Empresarial (ERP) desenvolvido pela empresa alemã SAP, atendendo aos processos financeiros e contábeis do Banco. Os principais ganhos nessa etapa revelam-se: no controle dos pagamentos e recebimentos, que passam a ser integrados com a contabilidade; e, na integração do fluxo de caixa. A implementação mobilizou cerca de 600 empregados, que receberam treinamentos durante os meses de novembro e dezembro. O início da operação do novo sistema se deu em 5 de dezembro, sendo os três meses subsequentes monitorados e tratados em operação assistida.

A segunda etapa do Programa Aplicativos de Mercado foi iniciada em julho e abarca os processos de Administração, Recursos Humanos, Auditoria, Controles Internos, Gestão de Risco Operacional, Jurídico, Orçamento e Custos e Planejamento e Apoio à Gestão. Na fase atual desse projeto, a equipe responsável faz um desenho detalhado das soluções que serão implementadas. A terceira e última etapa começa ainda em 2012 e complementará a integração dos processos da Área Financeira iniciada na primeira etapa.

Programa Aplicativos Desenvolvidos

Outra iniciativa do Projeto AGIR refere-se à modernização e transformação dos processos particulares do BNDES e que, por isso, não são satisfatoriamente atendidos por aplicativos de mercado. Denominado Programa Aplicativos Desenvolvidos (PAD), tem por objetivo a implantação de processos de negócio, apoiados por aplicativos desenvolvidos sob medida para o BNDES. A licitação para contratação dos serviços técnicos que compõem o programa sofreu atraso em seu cronograma por uma série de questões jurídicas e foi concluída no fim de 2011, com o Consórcio Powerlogic declarado vencedor. Os três primeiros meses de atividade da contratada são dedicados ao planejamento do Programa.

Programa Transformação da Tecnologia da Informação (TI)

A Transformação da TI visa tornar o BNDES apto a responder de maneira mais adequada a seus desafios, com uma participação mais estratégica dos serviços de tecnologia da informação nos negócios da empresa. Esse programa contempla transformação de processos, ferramentas e estrutura organizacional.