Estatísticas de gênero


Nos últimos anos, o quadro funcional do BNDES teve seu quantitativo ampliado e passou por um processo de renovação oriundo de um Programa de Desligamento Incentivado.

Lembrando que o ingresso no quadro de empregados do BNDES se dá por meio de concursos públicos, esse processo de renovação evidenciou a relevância da participação das mulheres no corpo funcional do Banco e reforçou a importância de compromisso e atuação institucionais voltados para a equidade dos gêneros.

 A figura mostra a maior participação das mulheres com função operacional no BNDES, de 34% em 2009 para 38% em 2011.

Clique na imagem para ampliá-la.

É possível perceber que, mesmo com o processo de renovação do quadro de pessoal do Banco, a participação das mulheres no corpo funcional se mantém estável em 36% nos últimos três anos.

Os dados, entretanto, apontam para um crescimento real na participação das mulheres em funções operacionais no mesmo período. No fim de 2011, as mulheres ocupavam 38% dessas funções em comparação com os 34% registrados no fim de 2009.

Embora, em uma análise quantitativa, seja possível sublinhar a coerência entre a participação feminina no Banco e sua ocupação em funções de confiança, o Grupo de Trabalho de Gênero e Diversidade tem o desafio de enriquecer esse entendimento identificando a distribuição de gênero em cada um dos níveis hierárquicos dos postos de poder e decisão da empresa.