Saúde do trabalhador


A ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais com empregados do BNDES, registradas no Serviço Social da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES (Fapes), são comunicadas ao Ministério da Previdência Social e imediatamente informadas à Área de Recursos Humanos do Banco. Já as ocorrências com prestadores de serviços geram os atendimentos emergenciais e o empregador do prestador é orientado a comunicar o Ministério da Previdência Social.

Em função de sua atividade econômica, o BNDES possui Grau de Risco I e, conforme Norma Reguladora 9 (NR-9) do Ministério do Trabalho e Emprego, mantém atualizado o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) na totalidade de suas instalações físicas. Todos os riscos identificados, inclusive os ergonômicos, são controlados, haja vista a realização de 113 avaliações ergonômicas do trabalho (AETs) no ano de 2011.

O BNDES realiza o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), de forma integrada com o PPRA e em cumprimento à NR-7 do MTE, por meio do Departamento Médico da Fapes. Em 2011, foram efetuados 3.528 exames periódicos.

As instalações físicas do BNDES no Rio de Janeiro, onde se encontram lotados mais de 95% dos empregados do Banco, estão cobertas por ambulatórios da Fapes para atendimentos emergenciais. O quadro a seguir contém os dados de taxas de saúde e segurança do trabalhador no ano de 2011.

 

Taxas de Saúde e Segurança do Trabalhador[1] 2011
Taxa de lesões (TL)[2] 9,47 (Região Sudeste)
Taxa de doenças ocupacionais (TDO) zero
Taxa de dias perdidos (TDP)[3] 1,61 (Região Sudeste)
Taxa de absenteísmo (TA)[4] 3,10 (Região Sudeste – RJ e SP)
0,78 (Região Centro-Oeste – DF)
0,67 (Região Nordeste – PE)
Óbitos decorrentes de acidente de trabalho ou doença ocupacional zero

1. Dados referentes ao período entre 1.1.2011 e 20.12.2011.

2.Frequência de acidentes com lesão. Consideram-se duas mil horas de exposição anual por trabalhador (NBR 14.280), ou seja, 5.594.000 homens-hora de exposição, com a base de empregados de 6.12.2011. Houve um total de 53 acidentes (39 típicos e 14 de trajeto). Somente envolvidos no Rio de Janeiro (Região Sudeste).

3.Dias civis, considerados do dia seguinte da lesão até o dia anterior ao retorno. Total de 205 dias perdidos em decorrência de acidentes de trabalho (típico e de trajeto). O total de dias programados é cinco dias/semana x 48 semanas/ano (considerando férias) para cada empregado envolvido. TDP = dias perdidos/dias programados x 100.

4.Ausências médicas. Excluem-se feriados, licenças para estudo, licença-maternidade/paternidade, prorrogação e antecipação, luto, gala e abono acompanhamento. O total de dias programados é cinco dias/semana x 48 semanas/ano (considerando férias) x nº de empregados por região, com a base de empregados de 6.12.2011. TA = dias ausentes/dias programados x 100.

 

Os incidentes que não geram lesão também são controlados a fim de minimizar riscos de futuros acidentes. Uma vez identificado algum risco potencial, a Administração do Banco, e/ou condomínios prediais de suas instalações físicas, é acionada para as devidas providências.