Controles internos


Controles internos são procedimentos presentes em todos os níveis da instituição, desenhados para mitigar riscos e prover razoável segurança de que os seguintes objetivos sejam atingidos:

  • conformidade: execução das atividades de acordo com as normas internas e externas que as regulam;
  • desempenho: eficiência e eficácia dos processos, sem custos excessivos e com proteção dos ativos;
  • informação: disponibilização de informações confiáveis, precisas e tempestivas para suporte à tomada de decisão.

Nesse contexto, são realizadas atividades de verificação de conformidade com os normativos internos e externos, bem como a avaliação dos riscos e controles internos dos processos de trabalho. Os relatórios contendo as conclusões das avaliações são submetidos ao Comitê de Gestão de Riscos e à Alta Administração. O cumprimento das recomendações às unidades envolvidas é continuamente acompanhado.

Ao longo de 2011, merecem destaque o desenvolvimento do Projeto Monitoramento Contínuo, cujo objetivo é sistematizar e automatizar as verificações de conformidade, e a instituição da figura do Agente de Conformidade, desempenhada pelo funcionário que atua na sua respectiva unidade como ponto de contato para assuntos relacionados a controles internos e conformidade.

A atividade permanente de disseminação da cultura de controles internos é baseada em um processo de comunicação, visando esclarecer o papel de cada profissional no Sistema de Controles Internos e reforçar a importância da ética e da transparência. Além da divulgação da Política Corporativa de Controles Internos e da disponibilização de informações relacionadas ao tema na intranet, são realizadas palestras para novos funcionários no âmbito da corrente renovação do quadro funcional.