60º aniversário do BNDES


O ano de 2012 foi marcado pelo aniversário de sessenta anos do BNDES e, dentre as comemorações, destacam-se as seguintes iniciativas que contribuíram para debates, reflexões, estreitamento de parcerias e geração de conhecimento:

  • Seminário “Investindo na África: Oportunidades, Desafios e Instrumentos para a Cooperação Econômica” – O evento abordou os desafios do investimento do Brasil na África e foram discutidos oportunidades e instrumentos para melhor cooperação econômica entre o Brasil e o continente africano.
  • Seminário “Política Industrial no Século XXI: Um Diálogo entre a América Latina e o Mundo” – Organizado em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), a Associação Brasileira para Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O seminário teve por finalidade promover um diálogo entre representantes de governo de diversos países, organismos internacionais, acadêmicos e líderes empresariais para identificar princípios fundamentais para o desenho e implementação de políticas industriais contemporâneas, destacando-se oportunidades, desafios e estratégias comuns entre os diversos países.
  • Seminário “Financiando a Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável” – Realizado à época da Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro (Rio+20), e como uma das comemorações dos sessenta anos do BNDES, este seminário teve como proposta a discussão de questões correlatas ao tema da conferência, como o financiamento da economia verde e do desenvolvimento sustentável. Foi concebido como uma oportunidade para que as instituições participantes do evento – bancos de desenvolvimento, agências de fomento e organismos multilaterais – pudessem reafirmar suas estratégias em como compatibilizar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade socioambiental, além de discutir iniciativas inovadoras para o financiamento de propostas dessa natureza.
  • Seminário “O Brasil e o Mundo em 2022” – Teve como objetivo promover um amplo debate com especialistas em economia, política, história e ciências sociais acerca de cenários com os quais o mundo deveria se deparar nos próximos dez anos e foi organizado em conjunto com a Grifa Filmes e a Promoex. Foi estruturado com mesas temáticas que abordaram as incertezas críticas relacionadas aos principais blocos econômicos, como Europa, EUA, China, mundo árabe, Leste Europeu, subcontinente indiano, América Latina e África. Sua realização contou com a parceria da a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que fez a gravação integral do evento, exibida pela TV Brasil no fim do ano.
  • Seminário “Desenvolvimento Regional: Avaliação, Desafios e Perspectivas para o Nordeste” – Realizado em Recife. Foram discutidas importantes questões associadas às transformações econômicas, sociais e culturais observadas na Região Nordeste do país, tais como o desafio da superação da pobreza extrema, o financiamento à infraestrutura e a grandes projetos produtivos e questões relacionadas à criatividade e à inovação. Organizado pelo BNDES, com o apoio institucional do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o evento teve a participação de representantes de governo, acadêmicos, empresários e dos presidentes e executivos do BNDES e do Banco do Nordeste.
  • Projeto Memória – Sua finalidade é a de resgatar a história da instituição, lançando luz sobre a trajetória e as ações implementadas pelo BNDES ao longo de sua existência. O Museu da Pessoa, organização contratada por meio de concurso para auxiliar na implantação do projeto, realizou pesquisa histórica em diversas fontes e entrevistas com representantes da Alta Administração, empregados, ex-empregados, autoridades e personalidades. Como resultado, foram realizados uma exposição retrospectiva sobre as seis décadas de atuação do BNDES, um documentário de curta-metragem com a edição dos depoimentos colhidos e um livro comemorativo sobre os sessenta anos do Banco.
  • Revista do BNDES 37 – Lançada em junho de 2012, com cerca de quatrocentas páginas, esta edição teve como tema os sessenta anos do BNDES e apresentou uma seleção de artigos sobre assuntos variados.
  • BNDES 60 Anos: Perspectivas Setoriais – Edição especial do BNDES Setorial, dividida em dois volumes que reuniram 18 artigos em cerca de setecentas páginas. Os autores apresentaram suas reflexões sobre as potencialidades da economia brasileira, tomando por base os resultados alcançados nos últimos dez anos e os cenários mais prováveis para o mercado mundial e o doméstico.