Apoio à cultura


QUINTAS NO BNDES

O BNDES vem contribuindo para divulgar o trabalho de artistas e compositores brasileiros, oferecendo canais de acesso e difusão da produção cultural. O Banco promove todos os anos a realização do projeto Quintas no BNDES, uma série de espetáculos de música popular, instrumental e erudita que são realizados às quintas-feiras, às 19h, no auditório Arino Ramos Ferreira, no Rio de Janeiro.

O público do Quintas tem a oportunidade de assistir gratuitamente aos músicos procedentes de todas as regiões do Brasil, vencedores do edital do BNDES nas quatro categorias: Renome, Destaque, Novos Talentos e Grande Audiência. Trinta e cinco apresentações ocuparam os palcos do BNDES ao longo de 2012.

As apresentações musicais selecionadas pelo Banco fazem parte da programação cultural do Rio de Janeiro desde 1985. Ao todo, já foram realizadas cerca de mil apresentações, com audiência superior a 300 mil pessoas.

Em 2012, o projeto inovou com o Quintas Especial, em comemoração aos sessenta anos do BNDES. O palco foi montado no Largo da Carioca (Centro, Rio de Janeiro) para as apresentações de grande audiência. No dia 29 de novembro, o espetáculo “Villa-Lobos Superstar” foi conduzido pelo Quinteto Pau Brasil, o Quarteto Ensemble São Paulo e o cantor Renato Braz. No dia 7 de dezembro, a cantora Elba Ramalho celebrou os trinta anos de carreira com sucessos do forró e MPB. E encerrando a temporada, no dia 13 de dezembro, o cantor Jair Rodrigues mostrou versatilidade no show “Jair de Todas as Bossas”.

GALERIA BNDES

Com entrada franca e aberta ao público, a Galeria BNDES é um espaço privilegiado de contato com a arte brasileira. São exposições individuais e coletivas, nas quais os artistas revelam ao visitante a riqueza das artes plásticas e da fotografia, em um movimento de valorização da cultura brasileira.

Em 2012, sete exposições ocuparam o espaço da Galeria BNDES: “Todos os dias...”, do artista plástico Alexandre Murucci; exposição comemorativa de sessenta anos do BNDES; EDIBLE, da fotógrafa Paula Klien; “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes”, idealizada pelo artista Elifas Andreato; “Brasil: mosaico cultural”, revelando a diversidade das expressões das culturas populares regionais; 20a Exposição de Arte Fotográfica e a 28a Expoarte – Exposição de Artes Plásticas, ambos da Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES), com trabalhos de empregados, aposentados e outros associados.