RELATÓRIO ANUAL 2014

SAIBA MAIS

Artigo: A contribuição dos bancos de desenvolvimento para o financiamento de longo prazo

O Banco do desenvolvimento do Brasil

O QUE é um banco de desenvolvimento?

Os bancos de desenvolvimento são instituições públicas que surgiram na década de 1940, no esforço de reconstrução pós-guerras mundiais e, desde então, vêm cumprindo papel relevante para o desenvolvimento socioeconômico dos países e regiões onde atuam, conforme os diferentes estágios em que se encontram, em cenários tanto de estabilidade quanto de crise.

Cada instituição tem sua forma de operar, mas, em comum, todas aplicam capital intelectual, humano, social e financeiro – este, em geral, de fontes públicas – para auxiliar a implementação de políticas e contribuir para que os setores privado e público assumam riscos e desafios em investimentos estratégicos de longo prazo, destacando-se, nas últimas décadas, a crescente atenção para a integração das dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento.

O QUE o BNDES faz?

O BNDES atua como principal instrumento de execução da política de investimentos do Governo Federal, tendo por missão a promoção do desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais.

COMO o BNDES se relaciona com as demais instâncias de governo?

O BNDES é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O Banco tem suas ações orientadas pelo Conselho de Administração, pelo Comitê de Auditoria e pelo Conselho Fiscal e presta contas para diversas instâncias de governo: Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Banco Central, Congresso Nacional, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União.

QUAIS são os principais parceiros do BNDES?

O BNDES promove o desenvolvimento em parceria com seus clientes de apoio financeiro – empreendedores de todos os portes e em todo o território nacional, públicos, privados ou individuais – e com os agentes financeiros credenciados para o repasse de recursos.

O conteúdo que segue é acompanhado de ilustrações. O desenho de uma pequena muda de árvore é usado para explicar quais as principais atividades do BNDES, como o BNDES desempenha essas atividades e quais os recursos que ele usa para o exercício dessas atividades. As principais atividades do BNDES são representadas na ilustração por gotas que nutrem a muda, enquanto os recursos que o BNDES usa são representados pelas raízes da muda. Essa ilustração é sucedida pela ilustração de uma árvore já madura e repleta de frutos, que representam as entregas do BNDES para a sociedade. As duas ilustrações, apreciadas em conjunto, mostram que as atividades do BNDES transformam os recursos para entregar resultados para a sociedade.

QUAIS são as principais atividades do BNDES?

Apoio financeiro a empreendimentos
Estruturação de projetos de concessões públicas e de parcerias público-privadas
Auxílio ao governo na formulação de políticas públicas
Produção de conhecimento


QUAIS são as formas de apoio a empreendimentos?

Financiamentos de longo prazo e operações no mercado de capitais.

COMO são definidas as condições de apoio a empreendimentos?

São definidos setores econômicos e temas prioritários com base nas políticas públicas, no momento econômico e nas demandas do país. As Políticas Operacionais do BNDES consolidam as condições de apoio financeiro na forma de produtos, linhas e programas. Setores e temas prioritários contam com condições diferenciadas: melhores taxas, maiores prazos de pagamento e maiores percentuais de participação financeira do Banco.

COMO o BNDES atua na formulação de políticas públicas?

Produzindo estudos próprios ou apoiando, com recursos não reembolsáveis, estudos técnicos ou pesquisas de terceiros que possam orientar a formulação de políticas públicas e que estejam relacionados ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e de outros territórios que apresentem oportunidades para empresas brasileiras como a América Latina e África.

COMO são realizadas as operações de apoio a empreendimentos?

Financiamentos concedidos diretamente aos clientes;

Financiamentos indiretos (realizados por intermédio de agentes financeiros, tais como os bancos comerciais);

Financiamentos utilizando o Fundo Garantidor para Investimentos (BNDES FGI);

Financiamentos por meio do Cartão BNDES, também com participação de agentes financeiros;

Operações no mercado de capitais por meio da subsidiária BNDESPAR, tais como subscrição de ações, debêntures conversíveis, cotas de fundos de investimento e outros valores mobiliários.

COMO o BNDES atua na estruturação de projetos?

O BNDES apoia projetos de concessões públicas e parcerias público-privadas de qualquer das esferas de governo, participando das várias etapas do processo, tais como a contratação de estudos e pesquisas de viabilidade, lançamento de edital até a efetiva licitação pública e outorga à iniciativa privada.

COMO o BNDES produz conhecimento?

Por meio de análises da economia, dos setores econômicos e do desenvolvimento nacional, feitas por empregados do Banco. O BNDES pode, ainda, contratar de terceiros estudos sobre temas específicos.

O QUE o BNDES usa?

Para desempenhar suas ações, o BNDES conta com recursos financeiros de longo prazo, processos estruturados e sólidas práticas e políticas de governança, conhecimento profundo da economia brasileira, empregados compromissados e capacitados e uma ampla gama de relacionamentos com as diversas esferas da sociedade civil, governos, agentes financeiros intermediários e organismos internacionais.

Processos

A concessão de apoio financeiro segue os princípios de segregação de função, com decisões tomadas em colegiados

Conhecimento

Conhecimento profundo da economia brasileira, adquirido no acompanhamento dos projetos apoiados ao longo de seis décadas de atividade e dos estudos e análises econômicas realizados

Pessoas

Empregados admitidos por concurso público

Relacionamentos

Com governo, clientes, associações, agentes financeiros intermediários, sociedade civil

Recursos financeiros

A maior parte vem do retorno das próprias operações do Banco, ou seja, do pagamento dos financiamentos concedidos


QUAIS são as entregas do BNDES para a sociedade?

Atento ao processo de desenvolvimento do Brasil e para fazer face aos desafios que se apresentam, o BNDES atua de forma ampla, diversificada e abrangente. Um conjunto de políticas e procedimentos e diversos produtos e mecanismos de apoio técnico, financeiro e institucional orientam e operacionalizam sua atuação com base em uma visão integrada de desenvolvimento sustentável.

Mais que uma meta, o desenvolvimento sustentável e competitivo é um processo dinâmico que, a cada estágio, requer uma atuação diferenciada da instituição. A figura ao lado ilustra as grandes entregas que o Banco realiza para a sociedade em prol do desenvolvimento.

O conteúdo que segue é apresentado numa ilustração. O desenho de uma árvore repleta de frutos é usado para apresentar as entregas do BNDES para a sociedade. As raízes da árvore representam os recursos que o BNDES usa para fazer essas entregas.

Colabora na formulação de políticas públicas

Promove a execução de estratégias de desenvolvimento sustentável

Apoia a inclusão social e produtiva

Estimula atividades de maior dinamismo e risco, como a inovação e a economia verde

Contribui para o fortalecimento do mercado de capitais e para o desenvolvimento de uma indústria financeira de longo prazo no país

Sustenta o crédito em momentos de crise

Amplia a infraestrutura econômica, urbana e social

Fortalece a capacidade produtiva e a competitividade

Viabiliza projetos em todo o território nacional e com clientes de todos os portes

Promove a criação e manutenção de empregos

Complementa o sistema financeiro privado contribuindo para o fluxo de investimentos na economia

Apoia a exportação e a internacionalização das empresas brasileiras

Induz a adoção de melhores práticas de responsabilidade social e ambiental

Contribui para o desenvolvimento regional

Processos

Conhecimento

Pessoas

Relacionamentos

Recursos financeiros