RELATÓRIO ANUAL 2014

Desenvolvimento de competências

O desenvolvimento e a valorização das competências técnicas e comportamentais necessárias à promoção do desenvolvimento sustentável são uma preocupação constante do Banco no trato de seus empregados. A seguir, registramse as ações internas do BNDES que favoreceram um ambiente organizacional mais inovador, que propiciaram desenvolvimento profissional e pessoal de seus empregados e que valorizaram a gestão de pessoal com pactuação de resultado e avaliação de desempenho.

* Os números nesta seção são consolidados de 2014 ou referentes ao quadro de empregados em 31.12.2014.

AMBIENTE INOVADOR

Um ambiente inovador é fundamental para o constante aperfeiçoamento de produtos, instrumentos operacionais e processos, em um esforço contínuo para a melhoria da qualidade e eficiência da atuação do Banco e de seus resultados para a sociedade.

O BNDES mantém o Escritório de Processos, que coordena as ações e foca os benefícios a serem alcançados por meio da gestão orientada por processos, atuando como suporte técnico na identificação de impactos organizacionais em iniciativas corporativas e na inovação e integração dos processos. Cabe ressaltar, ainda, o papel do Escritório Corporativo de Projetos, que propaga a prática de gerenciamento de projetos, de forma a contribuir para o alcance de melhores resultados, atuando em iniciativas transversais que estimulam e promovem a integração entre diferentes unidades organizacionais.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOALIndicador GRI 12

Impulsionado pela necessidade de promover a aquisição e o desenvolvimento de competências para atender a suas crescentes necessidades, o Banco manteve o apoio a cursos de pós-graduação, no Brasil e no exterior, certificação, aprendizado de idiomas, cursos abertos e cursos customizados. No total do ano, foram apoiadas 161.941 horas de treinamento, correspondentes a 4.557 participações (45 delas em cursos de pós-graduação), resultando em uma média de 57 horas de treinamento por empregado.

Em relação aos treinamentos com conteúdos customizados, merece especial destaque a crescente participação de instrutores internos, assegurando a maior aderência dos conteúdos às necessidades de formação para o trabalho. Os temas de treinamento foram diversificados, tais como direito, contabilidade, tributação, finanças, formação executiva, cursos comportamentais, economia e utilização de ferramentas de tecnologia da informação.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

A Agenda do Empregado é o instrumento de avaliação de desempenho e pactuação de ações de resultado. Ela estimula a reflexão e o feedback entre gestor e empregado e promove a priorização de competências e a identificação das entregas mais relevantes esperadas para o período. Em 2014, 94% dos empregados participaram do ciclo da Agenda do Empregado. O instrumento está sendo revisto para melhor adequar-se ao aprimoramento do processo de avaliação de desempenho em curso.

Em reconhecimento a suas políticas de Treinamento e Desenvolvimento e de Remuneração e Benefícios, o BNDES foi indicado pela segunda vez ao prêmio Top of Mind de RH, estando entre as cinco empresas mais lembradas na categoria Atração e Retenção de Talentos.

Ainda em 2014, demonstrando a relevância estratégica da gestão de pessoas para o Banco, foi constituído o Comitê de Gestão de Pessoas, responsável por apoiar e orientar as políticas e os processos relacionados ao tema.

MÉDIA DE HORAS DE TREINAMENTO POR EMPREGADOIndicador GRI 13
NÍVEL MÉDIO
23
NÍVEL SUPERIOR
78
COMPOSIÇÃO DO QUADRO DE EMPREGADOS POR GÊNEROIndicador GRI 14
23 Masculino (64%) Feminino (36%)
OCUPAÇÃO DE FUNÇÃO GRATIFICADA OU COMISSIONADA POR GÊNEROIndicador GRI 14
23 Feminino, com função (37%) Masculino, com função (63%)
OCUPAÇÃO DE FUNÇÃO GRATIFICADA OU COMISSIONADA POR FAIXA ETÁRIAIndicador GRI 14
23 Até 30 anos (10%) 31 a 40 anos (49%) 41 a 50 anos (25%) 51 a 60 anos (14%) Mais de 60 anos (2%)
COMPOSIÇÃO DO QUADRO DE EMPREGADOS POR RAÇAIndicador GRI 14
23 Branca (81%) Indígena (0%) Não informado (3%) Parda (13%) Preta (2%) Amarela (1%)

COMPOSIÇÃO DO QUADRO FUNCIONAL POR CARREIRA/FORMAÇÃO
23 Nível fundamental (2%) Nível médio (18%) Nível universitário(80%)
COMPOSIÇÃO CARREIRA DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO
23 Demais (6%) Administrador (15%) Advogado (18%) Analista de sistemas (13%) Contador (15%) Economista (16%) Engenheiro (17%)

QUADRO FUNCIONAL POR GÊNERO E REGIÃO
LocalFemininoMasculinoTotal
Brasília152035
Joanesburgo-33
Londres-44
Montevidéu123
Recife92130
Rio de Janeiro9931.7792.772
São Paulo151934
Total1.0331.8482.881
ABSENTEÍSMO| TAXAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHOIndicador GRI 15
Taxa de lesões (TL)14,30 (Região Sudeste)
14,70 (Região Nordeste)
Taxa de doenças ocupacionais (TDO)Zero
Taxa de dias perdidos22,77 (Região Sudeste)
5,83 (Região Nordeste)
Taxa de absenteísmo (TA)30,78 (Região Sudeste)
0,65 (Região Centro-Oeste)
0,51 (Região Nordeste)
Óbitos decorrentes de acidente de trabalho ou doença ocupacionalzero

1Frequência de acidentes com lesão, acarretando horas perdidas. Consideram-se duas mil horas de exposição anual por trabalhador (NBR 14280), ou seja, 5.516.000 homens-hora de exposição, com a base de empregados de 31.12.2014. Houve um total de 25 acidentes (1 típico e 24 de trajeto) com lesão e afastamento. Somente envolvidos no Rio de Janeiro (Região Sudeste) e em Pernambuco (Região Nordeste).

2Dias civis, considerados do dia seguinte da lesão até o dia anterior ao retorno. Total de 166 dias perdidos em decorrência de acidentes de trabalho (típico e de trajeto) no Rio de Janeiro (Região Sudeste) e 14 dias perdidos em Pernambuco (Região Nordeste). O total de dias programados é 5 dias/semana x 48 semanas/ano (considerando férias) para cada empregado envolvido. TDP = Dias perdidos/dias programados x 100.

3Ausências médicas. Exclui feriados, licenças para estudo, licença-maternidade/paternidade, prorrogação e antecipação, luto, gala e abono acompanhamento. O total de dias programados é 5 dias/semana x 48 semanas/ano (considerando férias) x nº de empregados por região, com a base de empregados de 31.12.2014. TA = Dias ausentes/ dias programados x 100.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

O BNDES mantém um compromisso permanente com a eliminação de todas as formas de desigualdade e discriminação em seu ambiente de trabalho e no das instituições que participam de sua cadeia de relacionamento. Nesse sentido, destacam-se: a adesão ao Programa Pró-equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Gabinete da Presidência da República; o reconhecimento das uniões homoafetivas para fins de assistência e previdência; e a manutenção de programa de inclusão de empregados com deficiência. Em dezembro de 2014, 42 pessoas com deficiência faziam parte do quadro de pessoal da instituição.

Entre as iniciativas do ano, vale mencionar a realização de um evento sobre assédio moral e sexual no trabalho e a capacitação de profissionais do BNDES a respeito da legislação que estabelece cota racial nos concursos realizados por empresas públicas, visando à adequação nas próximas seleções do Banco.

PESSOAS

PESSOAS

O BNDES encerrou 2014 com 2.881 empregados, dos quais 98,5% são contratados por tempo indeterminado, por meio de seleção pública. O 1,5% restante é constituído de empregados transitórios e cedidos ao BNDES. A taxa de rotatividade no ano foi de 2%.Indicador GRI 16 Vale observar que o Banco conta com 84 empregados reintegrados por decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que não são contabilizados no limite de pessoal do BNDES, atualmente de 2.840 empregados, autorizado pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do MPOG. Cabe ainda registrar que o BNDES terceiriza apenas serviços não relacionados a suas atividades-fim, tais como limpeza, segurança e mensageria.

Todos os empregados são assistidos por Acordo Coletivo de Trabalho e têm direito aos benefícios de assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-transporte, auxílio-babá, assistência educacional, auxílio-refeição e auxílio-alimentação, além de participação nos lucros e resultados e remuneração compatível com o mercado. Atualmente, a proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo nacional é de 338,7%.Indicador GRI 17Indicador GRI 18

O BNDES oferece ainda licença-paternidade de dez dias úteis, a opção pela licençamaternidade de 180 dias, salas de apoio à amamentação e abono de uma hora por seis meses após o retorno da licença-maternidade. Em 2014, as taxas de retorno ao trabalho e de retenção após licença-paternidade/maternidade foram de 100%.

ÉTICA

ÉTICA

A Comissão de Ética do BNDES analisou no ano 109 demandas, sendo 95 consultas ou pedidos de autorização para o exercício de atividades paralelas, nove denúncias ou representações e cinco atendimentos. Todas as demandas foram apreciadas. Houve a assinatura de três acordos de conduta e a aplicação de censura em processo aberto no ano anterior. Entre os temas tratados, estão conflitos interpessoais e situações de conflito de interesses, dos quais ressaltamse: exercício de atividades paralelas; recebimento de presentes e brindes; participações em sociedade comercial; participação em eventos e seminários; e transações com valores mobiliários.Glossário