RELATÓRIO ANUAL 2014

SAIBA MAIS

Relato integrado

Editorial

Este Relato Anual traz os destaques de atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2014, enfocando as dimensões econômica, social e ambiental, a partir dos capitais e perspectivas do Mapa Estratégico da empresa.

Este é o segundo ano de edição do relatório numa linguagem mais simples e direta para atender a todos os públicos interessados na atuação do Banco e servir como uma porta de entrada para aqueles que buscam conhecer como o BNDES gera valor para a sociedade, para seus clientes e para a economia brasileira. O material produzido é fruto de avanços na direção da adoção do paradigma do Relato Integrado (RI), como a revisão do processo de elaboração do relatório, que deve ser concluída e formalizada em 2015. O RI é uma iniciativa internacional que visa à melhoria da qualidade dos relatos corporativos, em um empenho por mais transparência e estabilidade no sistema econômico mundial.

Ao longo dos textos, o leitor é direcionado a outros conteúdos on-line nas seções “Saiba mais” e ao glossário, sempre que é usado um termo mais técnico ou específico. O Relato de 2014 conta também com versões em revista impressa e em PDF (aqui). Em todas as peças, o Banco dá continuidade ao uso dos indicadores do Global Reporting Initiative (GRI).

O período relatado vai de janeiro a dezembro de 2014 e diz respeito a todo o Sistema BNDES, que inclui o BNDES em suas seis instalações – Distrito Federal, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Montevidéu (Uruguai) e Joanesburgo (África do Sul) –, bem como as subsidiárias BNDES Participações S.A. (BNDESPAR), que atua no mercado de capitais; Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME), dedicada ao fomento da produção e comercialização de máquinas e equipamentos; e BNDES PLC, que tem como principal finalidade o apoio à inserção internacional de empresas brasileiras e está localizada em Londres (Reino Unido).

Ícones usados neste relatório:

Termo explicado no Glossário
Indicador GRI

* Em consequência de arredondamento, a soma dos números nos gráficos pode não ser exata, assim como a soma dos percentuais dos gráficos pode não totalizar 100. Pelo mesmo motivo, pode haver pequena variação entre valores apresentados ao longo do relatório.