Debêntures de projetos de infraestrutura: uma comparação entre as experiências brasileira e internacional | Resumo

O artigo Debêntures de projetos de infraestrutura: uma comparação entre as experiências brasileiras e internacionais compara as experiências nacionais e internacionais no uso das debêntures de projetos (project bonds), com o objetivo de verificar, por um lado, em que aspectos a utilização do instrumento no contexto doméstico está alinhada com o que ocorre em mercados desenvolvidos, ou, por outro lado, em que medida o Brasil está usando o instrumento de forma diferente dos mercados maduros. Entende-se que a comparação com a prática internacional pode ensejar reflexões sobre a adequação das políticas públicas e das práticas vigentes na utilização do instrumento.
As evidências apontam que, em relação ao mercado internacional, as debêntures de projetos no Brasil: (i) foram emitidas por setores que também são emissores nos mercados internacionais, embora nestes últimos seja observada maior diversificação setorial; (ii) ocorreram em portes menores; (iii) demonstraram prazos consideravelmente mais curtos; (iv) desempenharam papel igualmente complementar, porém, quando emitidas, ocuparam parcela menor do funding; (v) foram adquiridas por base de investidores diversa; e (vi) diferentemente do contexto internacional, não foram acompanhadas de mecanismos de reforço de crédito.
Esse é um resumo do artigo Debêntures de projetos de infraestrutura: uma comparação entre as experiências brasileiras e internacionais, de autoria de Daniel Wajnberg e Elisa Capistrano, técnicos do BNDES. O artigo foi publicado na Revista do BNDES 46.